Página inicial > Reitoria > Energia Solar: MEC e IFB inauguram Usinas Fotovoltaicas

Energia Solar: MEC e IFB inauguram Usinas Fotovoltaicas

Criado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 03h50 | Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 03h50 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 05h55 | Acessos: 1219

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) inauguraram nesta quarta-feira (29), no IFB Campus Samambaia do IFB, usinas fotovoltaicas de energia solar. A entrega dos equipamentos à comunidade simbolizou o investimento de R$ 60 milhões do MEC nesta ação de sustentabilidade nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFB a iniciativa contemplou 20 usinas para os dez campi, totalizando R$ 1,8 milhão.

Presente no evento, o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant´Ana, ressaltou que inaugurar a usina de geração de energia fotovoltaica é simbólico, pois representa o investimento realizado em todas as unidades da Rede Federal.  “Para as nossas instituições a instalação desse equipamento é fundamental, pois ajuda no processo de geração de energia limpa, reduzindo gastos e permitindo que os recursos sejam aplicados de forma mais eficaz pelas instituições”.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, disse que apostar em energias renováveis produz enormes ganhos em diversas áreas do país. “Além da geração de energia limpa, que já é algo importantíssimo para o desenvolvimento sustentável, este investimento contribui com mais emprego na indústria de painéis solares e mais saúde e proteção ao meio ambiente, ao reduzir o CO2 na atmosfera e o uso de água para geração de energia. É o IFB contribuindo com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destacou Luciana.

A reitora destacou a importância em investir em ações como esta, pois o recurso que deixará de ser utilizado para o pagamento da conta de energia, poderá ser revertido em ações que visem a permanência e o êxito do estudante, com novos programas destinados ao fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Este ano, o IFB fará uma nova aquisição de usinas com recursos de emenda parlamentar da senadora Leila Barros.

Eficiência energética

O processo de licitação para aquisição das usinas fotovoltaicas para a rede federal foi conduzido pelo IF Sul de Minas, otimizando os recursos e obtendo ganho de escala. Cada usina gera, em média, 30,3 MWh/ano, podendo resultar em uma economia de até 20% por unidade. Os índices variam de acordo com o tamanho das edificações, o perfil de consumo e as tarifas cobradas pela concessionária. O IFB Campus Samambaia, por exemplo, observou, em agosto, uma redução de 26% no valor mensal da conta de energia, índice acima da expectativa.

Também participaram da solenidade o diretor de desenvolvimento da rede federal da Setec (MEC), Kedson Lima, o diretor-geral do IFB Campus Samambaia, Paulo Henrique Ribeiro, o pró-reitor de Administração, Rodrigo Ledo, e os assessores técnicos da GIZ, Roberta Knopki e Felipe Santos, empresa alemã parceira do governo federal na área de desenvolvimento sustentável.

Veja mais fotos do dia no perfil do IFB no Flickr