Dia do Tecnólogo: IFB oferta 13 diferentes Cursos Superiores de Tecnologia totalmente gratuitos
Profissionais de Tecnologia, ou Tecnólogos, estão cada vez mais sendo bem visados no mundo do trabalho. Nesta quarta-feira, 06 de outubro, é o dia deles, uma boa oportunidade para refletirmos nesta opção de estudo que permeia vários universos de saberes profissionais, da Hotelaria ao Sistemas de Internet.
Técnico e Tecnólogo é a mesma coisa?
Não. O curso técnico é de nível médio e o curso de Tecnologia é uma graduação superior.
Quais as características de um curso de Tecnologia?
Os cursos de Tecnologia têm o foco nas habilidades práticas do mercado de trabalho, sendo geralmente de uma carga horária mais reduzida, indo de 1.600 até 2.400 horas/aula, média de 1 ano e meio a 3 anos de duração.
Outra vantagem do curso de Tecnologia é que ele fortalece quem já está no mercado de trabalho e quer melhorar seu currículo.
Formado em Tecnologia eu posso fazer pós-graduação e fazer concursos?
Sim, são cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação, como o bacharelado e a licenciatura.
Curso de Tecnologia é da área de informática?
Não necessariamente. No Brasil há mais de 100 diferentes cursos de Tecnologia nos mais diversos eixos, como Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer e outros.
Vale mesmo a pena fazer um Curso Superior de Tecnologia?
Segue o depoimento do cafeicultor Mário Brasil (foto), egresso do curso de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina e hoje produtor do Terra Nativa, no Lago Oeste, em Brasília. “Eu era da área policial, mas sempre gostei também da área agrícola. Fiz o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, que abriu um leque de oportunidades. Tive a base para muitas possibilidades de pesquisar, estudar e empreender. E hoje, aposentado da Polícia, sou empresário do ramo do Café Orgânico no sistema sintrópico”, contou.
O Instituto Federal de Brasília oferta vários Cursos Superiores de Tecnologia (CST). Para ingressar é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cursos são gratuitos.
Confira as opções de CSTs que o IFB oferta:
Agroecologia – IFB Campus Planaltina
Alimentos – IFB Campus Gama
Automação Industrial – IFB Campus Taguatinga
Design de Produtos – IFB Campus Samambaia
Design de Moda – IFB Campus Taguatinga
Eventos – IFB Campus Brasília
Gastronomia - IFB Campus Riacho Fundo
Gestão Pública – IFB Campus Brasília
Hotelaria – IFB Campus Riacho Fundo
Logística – IFB Campus Gama
Processos Gerenciais – IFB Campus Brasília
Secretariado – IFB Campus São Sebastião
Sistemas para Internet – IFB Campus Brasília
Redes Sociais