Página inicial > Reitoria > IFB realiza Semana Lixo Zero: soluções para o consumo

IFB realiza Semana Lixo Zero: soluções para o consumo

Criado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h15 | Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h15 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 09h55 | Acessos: 1385

O Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e o Instituto Arapoti, realiza, de 25 a 27 de outubro, a Semana Lixo Zero: Soluções para o Consumo. O evento será virtual, gratuito e com certificação a todos que se inscreverem e participarem do evento.

Para participar, basta acessar o link do evento e  inscrever-se. Na véspera do evento, você receberá o link no seu e-mail de cada dia do evento. Fique atento! Verifique a sua caixa de spam.

A programação será composta de rodas de conversa virtuais e oficinas temáticas sobre soluções e boas práticas em  três eixos: deliveries e dia a dia; condomínios, vilas e gestão de resíduos; e catadores.

A pandemia da Covid-19 intensificou a produção de resíduos com o aumento dos deliveries, uso de plásticos para cumprir medidas de segurança sanitária e compras pela internet. Levantamento feito pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, mostra que o delivery de compras aumentou 59% em abril de 2020 em comparação com o período anterior às restrições de circulação de pessoas, por causa do novo coronavírus. Segundo a startup Mobilis, só entre janeiro e maio de 2020, houve um aumento de quase 95% no gasto com aplicativos de entrega comparado a 2019.

Além de descartar mais, o Brasil, quarto produtor de plásticos do mundo, recicla apenas 1,28% do material (BBC, 2020), o que torna a questão ainda mais preocupante.  A conscientização é o primeiro passo para a mudança nos hábitos de consumo e este é o principal objetivo deste evento, que tem como novidade oficinas apresentando iniciativas  do Distrito Federal produzidas especialmente para a Semana Lixo Zero.

A semana começa no dia 25, às 17h, com a palestra do professor Philippe Layrargues, da Universidade de Brasília, sobre a “ Obsolescência Planejada como lógica da cultura do desperdício”. No dia seguinte (26), às 19h, a programação continua com três rodas de conversa sobre condomínios, vilas e gestão de resíduos. Oswaldo Alves tratará sobre “Condomínio Verde e a meta lixo zero”; Gabriele Kull vai trazer o exemplo da “Vila circular e estratégias para sua implementação”; e Carlos XX Claras irá falar sobre as boas práticas do Condomínio Enseada de Águas. No último dia de evento (27), a Centcoop – Central das cooperativas – e Cooperativa Recicla a Vida irão abordar o papel do catador em todo o processo de gestão dos resíduos e reciclagem.

Outra atração da Semana Lixo Zero são as oficinas, vídeos que apresentam iniciativas sustentáveis realizadas em restaurantes, cooperativas de catadores, vilas, condomínios e empresas do Distrito Federal. As imagens foram captadas em entidades parceiras do IFB durante o mês de setembro especialmente para o evento.  Você irá conhecer a história do Projeto Compostar, responsável pela compostagem de resíduos orgânicos em domicílios e restaurantes do DF; da hamburgueria D. Burguer, que utiliza embalagens compostáveis em seus produtos; de como funciona a logística reversa de embalagens com a Pragma; e a iniciativa de apoio à agricultura orgânica e familiar pelo café Objeto Encontrado.

O segundo dia traz a realidade de condomínios que estão inovando com iniciativas sustentáveis: reúso da água, energia solar, hortas e composteiras comunitárias, coleta de resíduos eletrônicos, vidros e objetos em desuso, além da proposta da Comunidade Criativa Infinu, na W3 sul. O terceiro dia de oficina terá a visão do catador sobre todo o processo de gestão de resíduos e da importância da coleta seletiva para a realização de seu trabalho. As oficinas do segundo e terceiro dia estarão disponíveis às 17h.

A Semana Lixo Zero, organizada pela equipe do Projeto de Extensão que recebeu apoio do edital RIFB/IFBRASILIA 16/2021, terá certificação de 6 horas.

Inscreva-se aqui

Informações em https://doity.com.br/semana-lixo-zero-ifb-2021-1

Sobre a Comissão IFAmbiental

A Semana Lixo Zero IFB é uma realização da Comissão IF Ambiental em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, em sua quarta edição. Esta é uma comissão de sustentabilidade e educação ambiental com 42 projetos em ação, formada por servidores representantes das dez unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB), com o propósito de multiplicar e promover experiências bem sucedidas na redução e gestão adequada dos resíduos.