Página inicial > Reitoria > Programe-se: Semana Lixo Zero IFB apresenta o tema soluções para o Consumo

Programe-se: Semana Lixo Zero IFB apresenta o tema soluções para o Consumo

Criado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h51 | Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h51 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h51 | Acessos: 999

Neste ano, a edição da Semana Lixo Zero IFB, que acontece de 25 a 27 de outubro, vai mostrar iniciativas que contribuem para a construção de uma realidade de lixo zero dentro de três principais eixos do consumo: uso de deliveries e dia a dia; sustentabilidade em condomínios e gestão de resíduos em vilas; e atuação dos catadores. Serão três dias com convidados para palestras e bate-papos on-line, seguidos de rodas de conversas mediadas por professores do Instituto Federal de Brasília, além de oficinas apresentadas por meio de vídeos sobre as temáticas já mencionadas. As imagens para as oficinas foram captadas por entidades parceiras do IFB, durante o mês de setembro, especialmente para esse evento.

Para a abertura no dia 25 de outubro, às 17 horas, o palestrante convidado é o professor da Universidade de Brasília Philippe Layrargues, falando sobre "Obsolência Planejada como Lógica da Cultura do Desperdício", seguido da roda de conversa e das primeiras oficinas. No dia 26 de outubro, as oficinas começam primeiro, a partir das 17 horas e, logo às 19 horas, haverá um bate-papo virtual com o Projeto Vila Circular (BA) e com os síndicos dos Condomínios Verde (JB) e Enseada de Águas Claras, tendo como meta lixo zero em vilas e condomínios verticais e horizontais. No último dia, as oficinas também começam às 17 horas e, às 19 horas, o evento se encerra com o bate-papo virtual com representantes das cooperativas de catadores Recicla a Vida, do Paranoá e Central das Cooperativas sobre o tema "O resíduo como fonte de renda".

Para participar é necessário se inscrever no endereço https://doity.com.br/semana-lixo-zero-ifb-2021-1. A inscrição será validada por e-mail. Toda a programação é gratuita e aberta a todos, e os participantes inscritos serão certificados.

Quem quiser organizar a Semana Lixo Zero em sua comunidade, vale conhecer o passo a passo em https://www.semanalixozero.com.br/.

Oficinas em vídeos, palestras e bate-papos on-line + rodas de conversas

Dentro de cada uma das oficinas, o objetivo é apresentar uma boa prática e mostrar como é possível, com pequenas iniciativas, ser mais sustentável e adotar hábitos/ atitudes lixo zero. São iniciativas bem sucedidas de empreendedores no Distrito Federal, dentre outros convidados.

Confira a programação detalhada das oficinas

25 de outubro (segunda-feira)

19h  Gestão de resíduos em restaurantes, comunidades e domicílios

1