Página inicial > Reitoria > Dia Nacional do Livro: veja como acessar as bibliotecas do IFB

Dia Nacional do Livro: veja como acessar as bibliotecas do IFB

Criado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 09h40 | Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 09h40 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 17h53 | Acessos: 824

Você sabia que em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro? A data foi criada em 1810, quando foi fundada a primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, que era capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional.

Para celebrar esse dia tão importante para os apaixonados pela leitura, trazemos aqui algumas orientações para empréstimo de obras nas bibliotecas do Instituto Federal de Brasília (IFB), serviço por enquanto restrito a alunos e servidores do instituto.

Neste período de isolamento, os livros foram ótimos companheiros e nos conduziram a aventuras e mundos novos, permitindo que tudo fosse vivenciado de forma mais leve. A leitura também aumenta nossa visão crítica e amplia nossa percepção de mundo; além disso melhora nosso vocabulário e modo de escrita.

As bibliotecas do IFB possuem um acervo diversificado, com obras literárias, acadêmicas em várias áreas de conhecimento, em versões digitais e físicas. Com certeza algum desses livros vai despertar sua atenção. Entre em contato com o seu campus e agende já o seu horário!

Aryane Tada, bibliotecária da Reitoria, explica que ainda não há previsão de abertura das bibliotecas à comunidade externa para estudo. Tudo isso em decorrência da pandemia. “Esse retorno será definido por cada campus, mediante análise das questões de segurança”, detalhou.

Por enquanto, cada biblioteca está funcionando de maneira diferenciada, ofertando serviços, como empréstimo, devolução, entrega de TCC, ficha catalográfica, levantamento bibliográfico, nada consta, recuperação de senha, além de plantão de dúvidas. Cada unidade tem seu rol de serviços e forma de contato virtual, com algumas funcionando apenas mediante agendamento e outras não. Confira a planilha NESTE LINK. e não desperdice a oportunidade de iniciar um bom livro neste fim de semana!

Veja abaixo como entrar em contato com as bibliotecas do IFB:

Biblioteca IFB Campus Brasília

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / WhatsApp: 61 2193-8075 / Instagram: @bibliotecabrasilia.ifb

Biblioteca IFB Campus Ceilândia

Biblioteca IFB Campus Estrutural

Biblioteca IFB Campus Gama

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. WhatsApp: (61)2103-2253 / Instagram: @bibliogamaifb

Biblioteca IFB Campus Planaltina

Instagram: @bibliotecaplanaltinaifb

Biblioteca IFB Campus Recanto

Biblioteca IFB Riacho Fundo

Biblioteca IFB São Sebastião

Biblioteca IFB Samambaia

Biblioteca IFB Taguatinga

Treinamento | Conheça o Sistema de Bibliotecas IFB: acervos digitais e físicos.

➡️ Data: 29/10 (sexta-feira)

➡ 🕒 Horário: das 15h às 16h30

➡️ 🖱️ Acesso: meet.google.com/odz-qpur-ege

➡️ 📖 Conteúdo: apresentação das funcionalidades do Sistema Integrado de Bibliotecas (Siabi) no qual você poderá consultar o acervo físico; a Biblioteca Virtual Pearson e o Portal de Periódicos Capes.

⚠️ Não haverá inscrição prévia, basta acessar a sala virtual no horário e dia informados no post.

✍️ Será emitida declaração de participação.