Página inicial > Reitoria > Semana Lixo Zero certifica mais de 800 pessoas em programação aberta a população

Criado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 17h19 | Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 17h19 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 17h01 | Acessos: 289

Chegou ao final a programação da Semana Lixo Zero no IFB  2021, que contemplou rodas de conversa virtuais e oficinas temáticas sobre soluções e boas práticas em  três eixos: deliveries e dia a dia; condomínios, vilas e gestão de resíduos; e catadores. O balanço do evento foi mais uma vez positivo e sua realização é resultado de uma parceria do Instituto Federal de Brasília, do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e do Instituto Arapoti. Neste ano, o tema foi "Semana Lixo Zero: Soluções para o Consumo" e contou com a participação de um público de mais de 800 pessoas durante os três dias. Foram produzidos treze vídeos e mais de 1500 visualizações registradas nas transmissões feitas pela TV IFB.

"Esta edição mostrou a todos nós que é possível ser Lixo Zero. Foram apresentados exemplos da nossa cidade, como hamburguerias, condomínios, restaurantes, entre outros. Essas pessoas se uniram para cumprir a legislação ambiental e ter atitudes éticas para a sobrevivência da espécie humana no planeta. A sensação é que estamos no caminho certo  a cada ano o evento cresce e atinge mais pessoas", contou entusiasmada Simone Pinheiro, professora do IFB e coordenadora do evento pelo Instituto.

Entre os principais destaques, a história do Projeto Compostar, responsável pela compostagem de resíduos orgânicos em domicílios e restaurantes do DF; a hamburgueria D. Burger, que utiliza embalagens compostáveis em seus produtos; as iniciativas sustentáveis em condomínios, com o reúso da água, energia solar, hortas e composteiras comunitárias, coleta de resíduos eletrônicos, vidros e objetos em desuso; e a Comunidade Criativa Infinu, na W3 Sul.

O evento, que foi virtual e gratuito, ainda pode ser  acessado pela TV IFB, no canal do Youtube, ao clicar na playlist completa  produzida para a Semana Lixo Zero  edição 2021.