Página inicial > Reitoria > Valeu, IFB: Estudantes de São Sebastião vencem prêmio da Google por inovação

Valeu, IFB: Estudantes de São Sebastião vencem prêmio da Google por inovação

Criado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 13h36 | Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 13h36 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 18h00 | Acessos: 1087

Os estudantes do IFB Campus São Sebastião conquistaram premiação por inovação  no programa Google Startup in School, realizado no Distrito Federal em parceria entre Google e Ideias de Futuro. Paulo Rodrigo, Diogo Santiago e Victor Hugo cursam o ensino médio integrado em Administração e desenvolveram o projeto sob a orientação da professora Vera Lúcia Ribeiro Bueno.  A conquista aconteceu na categoria "Atitude Empreendedora", com a proposta da Virtual Designer Fla's, uma agência de marketing digital que vai oferecer serviços para digitalizar pequenos negócios por meio do aplicativo Fla's Service, também desenvolvido por eles.

"É realmente fantástico ver o resultado desses alunos, que estão conosco desde o 1º ano. Um projeto reconhecido como esse dá visibilidade ao trabalho e esforço deles. Vejo que os estudantes caminharam com muita dedicação — é bem significativo mesmo ver essa evolução", declarou a professora Vera Lúcia, docente do IFB Campus São Sebastião.

Para Paulo Rodrigo, um dos estudantes envolvidos no projeto, foi uma ótima oportunidade participar do curso de startups com a parceria do Google. "Durante o curso precisávamos apresentar uma proposta de serviço e aplicativo, seguindo vários critérios para se iniciar um negócio", contou. Os três jovens trabalham em conjunto no projeto, em diferentes frentes: um atua como programador, outro é designer gráfico e há o técnico em Administração. Ao todo foram dois meses de foco nesse trabalho.

O APLICATIVO FLA'S SERVICE

A ideia do app é facilitar o  acesso do cliente ao comprar um serviço de marketing digital. Entre os serviços estão a criação de blogs, de identidade visual, gestão de redes sociais e a criação de peças ou artes para postagens nesses ambientes. Ao acessar o aplicativo, o cliente com poucos cliques  saberá o valor, o descritivo do serviço e como contratar a agência.

Para atrair o cliente ou microempreendores serão ofertados  pacotes promocionais com os preços reduzidos. Por exemplo, se há interesse no pacote para o Instagram e no pacote para desenvolvimento do site, o pacote será o Premium, que é o produto de gerenciamento do Facebook e/ou do Instagram ofertado.

Além disso, a empresa cliente poderá personalizar o pacote de acordo com sua necessidade. Também estão nos planos dos estudantes lançar ações de fidelização do cliente para que ele tenha uma porcentagem de retorno, quando comprar um dos serviços. Todas as etapas contratadas serão acompanhadas de relatório mensal com planejamento e cronograma de postagens. Os pacotes de serviços ainda terão a opção de personalização, ou seja, o cliente poderá tanto acrescentar ou diminuir a quantidade de serviços demandados.

O atendimento vai acontecer tanto pelo próprio aplicativo, nas redes sociais, quanto, futuramente, pelo site. Inicialmente, eles pretendem atuar no Distrito Federal e  atender todos os segmentos de negócios. O objetivo do time agora é trabalhar na finalização do aplicativo, previsto para estar disponível em breve, no Play Store.

A melhor parte é que os estudantes já têm a planta do aplicativo pronta e, com o resultado, ganharam mais quatro meses para incubação do projeto. O futuro é animador e parece que as próximas etapas são amadurecer o negócio e colocar a ideia no mercado.

Siga os estudantes do IFB e conheça mais sobre o aplicativo no instagram @designer_flas.

Sobre o programa

O Google Startup in School é um programa estudantil de iniciação em empreendedorismo tecnológico, realizado pela Ideias de Futuro em parceria com a Google, desde 2015. É um curso modular, em formato de competição, em que os participantes criam uma startup baseada em tecnologia, com direito a certificação para todos que concluírem a trilha de aprendizados e premiação para os melhores avaliados.

O programa Google Startup incentiva o empreendedorismo tecnológico entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal. Os estudantes participaram de um  curso de inovação e empreendedorismo tecnológico para desenvolver seus negócios, e os 10 melhores grupos participaram de uma competição para seleção das startups que pudessem melhorar ou trazer soluções para o dia a dia da região onde moram.

Conheça mais em https://ideiasdefuturo.com/google/.