Página inicial > Reitoria > Discursos que enaltecem a atuação da Rede Federal marcam a abertura oficial da REDITEC

Criado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 21h47 | Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 21h59 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 22h11 | Acessos: 503
Com o tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar — o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo" foi aberta, em Brasília (DF), em solenidade realizada no final da tarde desta terça-feira, 30 de novembro, a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da TV IFB no YouTube.

Ao solidarizar-se com as famílias das vítimas da Covid-19, em especial do professor Antônio Venâncio Castelo Branco, que era reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e faleceu em janeiro deste ano em decorrência da doença, a reitora do IFB, Luciana Massukado, que abriu o evento, disse que “se ele estivesse vivo, estaria aqui hoje conosco”. As ações para a retomada das atividades presenciais foram associadas ao tema da REDITEC 2021 pela reitora, que ressaltou que o momento é de “reconectar os estudantes com a diversidade de opiniões e pensamentos e reintegrar, de forma a acolher a comunidade, após esse longo tempo distante”. Para encerrar, a reitora do IFB fez um chamamento às instituições, no sentido de fortalecerem a Rede.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou em seguida e destacou o relevante papel das instituições: “vocês já perceberam que sou um grande admirador do trabalho que os senhores realizam nas escolas técnicas profissionais de todo o país. Acredito que a maior parte da população brasileira não tem ideia do trabalho e do significado daquilo que os senhores fazem em prol do Brasil e pela sociedade. Nós muitas vezes focamos na universidade, no curso superior propriamente dito, e esquecemos que, de uma maneira muito direta e como base, a formação técnica, sobretudo profissional, com a qualidade que os senhores exercem e lideram, tem sido decisivos para o país”.

Oferta de vagas

Na concepção do Ministro, o Brasil precisa de “técnicos mais do que de bacharéis”, mesmo que uma coisa não substitua a outra e, por isso, falou sobre a necessidade de aumento da oferta de vagas pelas instituições da Rede Federal. “A sociedade precisa disso (...) Tenho andado por várias regiões e tenho ficado maravilhado com a qualidade dos cursos e a forma de trabalho”, destaca.

Valorização das pessoas

O secretário da Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Tomás Dias Sant'Ana, enfatizou a importância das pessoas para o desenvolvimento da Rede. “Acredito muito no processo de capacitação, de gestão e de troca de experiências (...) Acredito muito no processo de desenvolvimento nosso, que é baseado em pessoas”, disse o secretário. Ele destacou a importância dos estudantes e das ações que são destinadas a eles no processo de educação e enalteceu o papel dos servidores da Rede Federal. O presidente do CONDETUF, Zilmar Rodrigues de Souza, discorreu sobre os elementos presentes no tema da REDITEC 2021. Para ele, “reaprender, reconectar e reintegrar são elementos basilares da educação do futuro”.

O professor Israel Batista, deputado federal, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, reafirmou a importância das instituições, ao dizer que “essa Rede é um patrimônio do Brasil, que precisa ser preservado e que precisa que a sua experiência e os seus conhecimentos, todo o acumulado nesses anos, seja transformado em aprendizado para outras redes de ensino do Brasil”. O deputado foi firme ao falar dos assédios praticados contra servidores públicos, ao defender a “Liberdade de Cátedra” e ao criticar a tramitação da PEC 32, conhecida por “Reforma Administrativa”.

Posicionamento da Rede

Em sua fala, a presidenta do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes, enfatizou: “As reflexões aqui colocadas têm uma fundamental importância no contexto da pandemia, mas não podemos nos esquecer de que uma escola, uma educação não inclusiva, uma educação que se quer, apolítica, uma educação que se quer, neutra, ela deixa alguém para trás. E essa não é a posição da Rede. A posição da Rede, que é apartidária, mas não é apolítica, e que tem uma ideologia clara que é o direito de todos à educação, um direito constitucional”. O evento continua com diversas atividades e as notícias podem ser conferidas no site reditec.ifb.edu.br.