Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Inscrições para a segunda turma do Cocreation Lab encerram dia 13
Início do conteúdo da página

Inscrições para a segunda turma do Cocreation Lab encerram dia 13

Criado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 17h09 | Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 17h09 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h18 | Acessos: 2453

O prazo para se inscrever na nova turma do CocreationLab no Distrito Federal encerra no próximo domingo, 13 de fevereiro. Para esta segunda turma no Distrito Federal  qualquer pessoa pode inscrever sua ideia. Caso tenha seu projeto selecionado, terá acesso gratuito a mentorias com profissionais do mercado, palestras, encontros, seminários e muito networking ao longo de cinco meses. Esta é uma oportunidade para os jovens empreendedores do Instituto Federal de Brasília participarem com a apresentação de seus projetos.

 “O CocreationLab DF trouxe uma proposta inovadora de desenvolver o empreendedorismo e transformar ideias em negócios. A primeira turma mostrou que o projeto foi um sucesso, transformando a realidade dos participantes. Em 2022, vamos ampliar o projeto e trazer mais empreendedores para os nossos laboratórios”, comenta Giovanna Tedesco, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB.

Na primeira turma formada no DF foram concluídos 37 projetos de inovação na área da economia criativa, incluindo projetos de  estudantes do  IFB.  As inscrições  para a  nova turma já estão abertas e seguem até o dia 6 de fevereiro de 2022 . Serão selecionados para as entrevistas presenciais até 15 projetos, que poderão ser classificados para ingressar no Cocreation Lab DF, lembrando que cada proposta poderá contar com uma equipe de até 5 (cinco) integrantes, incluindo o proponente. Os projetos selecionados poderão usufruir dos espaços Cocreation Lab. É fundamental ler o edital para saber como participar e fazer a inscrição da sua equipe e projeto. 

Já no momento da inscrição, será necessária a definição do polo para o qual o empreendedor candidato submeterá o seu projeto, podendo ser: 

Polo Ipê Branco – localizado no Campus UnB Darcy Ribeiro; 

Polo Ipê Roxo – localizado no Campus UnB Gama; 

Polo Ipê Amarelo – localizado no Campus IFB São Sebastião; 

Polo Ipê Rosa – localizado no Campus IFB Samambaia. 

Polo Ipê Verde – localizado no Sebrae Lab-Biotic

 

Metodologia

A metodologia TXM Business, utilizada nos polos, possui três etapas principais: T – Think (pensar), X – Experience (experienciar) M – Manage (gerir). Em cada uma das etapas, encontram-se métodos e ferramentas para aplicação e obtenção dos resultados que alinham o negócio às necessidades de seus usuários e mercado de atuação. Para tanto, trabalha-se com a perspectiva de identificação clara do DNA do negócio. 

 

Durante as primeiras quatro semanas, os participantes serão submetidos a uma análise quanto ao real comprometimento com o projeto e a capacidade de colocar a ideia em prática. Depois dessa etapa, será realizado o Diagnóstico Inicial e então escolhidos os projetos que irão seguir no programa, tendo estes acesso aos mentores, consultores e aos perks (benefícios) disponibilizados pelo programa. Cada proposta poderá contar com uma equipe de até 5 (cinco) integrantes, incluindo o proponente. Os projetos selecionados poderão usufruir dos espaços Cocreation Lab. Considerando o quadro de pandemia que segue em curso (até o momento da redação deste edital), este usufruto poderá sofrer restrições advindas das condições sanitárias decretadas pelas autoridades do Distrito Federal. A  oportunidade é uma chance para os jovens empreendedores do Distrito Federal verem os seus projetos direcionados por estratégias de negócio.  

 

No edital está a explicação detalhada para a estrutura de  tópicos na apresentação do projeto. Conforme edital: 

 - Projeto – Problema e Solução

-  Mercado e Inovação

-  Perfil empreendedor 

- Gestão – Equipe, Parcerias e Recursos 

Pitch – link do vídeo (até 3 minutos) explicando o projeto

 

CocreationLab DF

O CocreationLab é o maior laboratório de ideação do país e ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa, que completou cinco anos em junho, oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e metodologia própria, a TXM Business. Presente em várias cidades do Brasil, o CocreationLab surgiu no Laboratório de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas rapidamente expandiu sua presença para outras regiões do País, por meio de parcerias firmadas com instituições públicas e privadas, Governos, Prefeituras e Universidades.

O idealizador do CocreationLab, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, comemorou o sucesso da iniciativa pioneira no DF. “Tínhamos um desafio, que era ajudar a aquecer o ecossistema da Capital Federal, e o número expressivo de ideias que avançaram para a próxima etapa, que é a de validação no mercado, mostra que fomos bem sucedidos”, afirmou.

Confira aqui o novo edital da CocreationLab para o DF retificado.

Inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2022 - clique aqui para se inscrever

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página