Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Museu de Arte de Brasília recebe nova exposição da Oficina Escola de Restauro do IFB
Início do conteúdo da página

Museu de Arte de Brasília recebe nova exposição da Oficina Escola de Restauro do IFB

Criado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 16h58 | Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 16h58 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 16h58 | Acessos: 960

Já está instalada mais uma exposição da "Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno do IFB" no Museu de Arte de Brasília — MAB, realizada pelo IFB Campus Samambaia. A proposta é mais uma contribuição para a Educação Patrimonial e Museal, sendo uma ação indissociada entre ensino, pesquisa e extensão com sua potência educativa e de transformação social gerando difusão e debate da cultura e memórias de Brasília.

"Estamos apresentando bens móveis recuperados como um curso de capacitação inicial e continuada, que uniu a pesquisa, o ensino e a extensão para a conservação e restauro de mobiliário moderno, bem como o fortalecimento da consciência de preservação da memória, através da recuperação física, histórica e estética do acervo de móveis, criados por grandes arquitetos e designers para os principais órgãos públicos de Brasília", explicou a professora Fernanda Freitas Costa de Torres, da coordenação do curso de Moveis do IFB Campus Samambaia. 

A exposição apresenta resultados parciais de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília/DF – IFB, que tem por objetivo executar ações de capacitação dos reeducandos do Sistema Prisional do DF para a conservação e restauro de móveis. Essas ações vêm sendo realizadas no escopo da parceria firmada desde 2016 entre o IFB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/DF sob a coordenação do Núcleo de Pesquisa em Mobiliário Moderno do IFB com a Oficina-escola de restauro de mobiliário moderno  

"A exposição busca contribuir para aproximação do público aos espaços do Museu de Arte de Brasília; esse contato possibilita o desenvolvimento da preservação cultural e do senso crítico", comenta a professora Fernanda. 

Conheça mais sobre o Mobiliário Moderno em Brasília: Jorge Zalszupin e Sérgio Rodrigues 

Sergio Rodrigues (1927 – 2014) Nascido no Rio de Janeiro. Formado em 1952 na Faculdade Nacional de Arquitetura do Brasil, no Rio de Janeiro, na década de 1950 ganhou notoriedade mundial; em 1955 fundou a loja OCA, acreditava que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem e proporcionar o conforto adequado ao clima e ao nosso jeito mais descontraído de viver, numa época em que se valorizava o móvel estritamente funcional e o design internacional.

Jorge Zalszupin (1922 – 2020) Nascido na Polônia. Formado em arquitetura na Romênia, arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro. Chegou ao Brasil em 1949, depois de escapar da perseguição aos judeus na Polônia. Em 1959 fundou a L'Atelier, fábrica pioneira na produção de móveis em série no Brasil. Suas criações utilizavam materiais típicos brasileiros. Foi um dos responsáveis pelo reconhecimento internacional do design brasileiro dos anos 1950 e 1960.

 

AGENDE — Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno

Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)

Data: De novembro 2021 até fevereiro de 2022

Horário: das 7h às 18h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página