Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > TCU destaca o IFB em Números como boa prática de transparência na Rede Federal 
Início do conteúdo da página

TCU destaca o IFB em Números como boa prática de transparência na Rede Federal 

Criado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 18h00 | Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 18h00 | Última atualização em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 18h00 | Acessos: 550

O Acórdão 2890/2021 do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o acompanhamento da transparência e a implementação da Política de Dados Abertos na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia destacou a Plataforma IFB em Números como exemplo de boas práticas em transparência ativa.

O documento apresenta a análise do órgão de controle quanto ao acompanhamento das atividades de todos os Institutos Federais, dos CEFETs e do Colégio Pedro II no cumprimento das normas de Transparência, Acesso à Informação e implementação da Política de Dados Abertos (PDA). 
Nos últimos anos, o IFB tem ganhado destaque nas ações de promoção da transparência, adotando integralmente as orientações do Guia de Transparência Ativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e promovendo ferramentas facilitadoras do acesso aos dados e informações públicas para a comunidade. 
 
De acordo com o Acórdão do TCU, "no que tange a Boas Práticas, destaca-se a criada pelo IFB em forma de plataforma, denominada "IFB em Números," que objetiva a publicação de informações sobre ensino, pesquisa, extensão e gestão do Instituto Federal de Brasília (linkhttp://ifbemnumeros.ifb.edu.br) . Em 2016, a plataforma foi uma das vencedoras do 4.º Concurso de Boas Práticas da CGU, organizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) , na categoria "Promoção de transparência ativa e/ou passiva". Em 2020, foi lançada a versão atualizada ampliando os módulos para Ensino, Orçamento, Servidores, Ouvidoria, Pesquisa, Extensão e Mundo do Trabalho, aumentando significativamente o nível de transparência e publicidade dos dados da instituição".
 
O documento dá ainda orientações sobre a atuação adequada da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação de todas as unidades sobre a importância da implementação da Política de Dados Abertos e sobre a atuação da CGU no acompanhamento dessas atividades. 
 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página