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Pesquisa acompanha estudantes egressos do IFB

Criado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 17h20 | Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 18h20 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 18h20 | Acessos: 899

A jornada profissional dos formados e certificados (egressos) do Instituto Federal de Brasília  é a razão para a criação do projeto de pesquisa disponibilizado em redes sociais Ingressando no Futuro.

A pesquisa piloto, coordenada pelo professor de Sociologia Jonas Bertucci do IFB Campus São Sebastião, teve início em 2019 com o grupo de pesquisa Cultura, Trabalho e Pensamento Social (CTPS). De acordo com o pesquisador, foi desenvolvida uma metodologia própria de avaliação de egressos da educação profissional. O estudo foi aplicado para o conjunto de estudantes que concluíram o Ensino Médio Integrado nos cursos Técnicos em Administração e em Secretariado no ano de 2018 no IFB Campus São Sebastião.  

O projeto foi monitorado pela Política de Acompanhamento de Egressos (PAEG) e tem o objetivo principal é acompanhar os egressos da instituição quanto à sua inserção no mundo do trabalho. “Entre as atividades que buscam garantir esse objetivo, está a construção de indicadores visando verificar se os objetivos do curso estão de acordo com as necessidades de atuação profissional do egresso”, afirma. 

A pesquisa é um marco muito importante para todo o IFB. Pela primeira vez, foi possível mensurar o impacto que a instituição proporcionou em termos de escolaridade e empregabilidade um ano após a conclusão dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos técnicos subsequentes do IFB Campus São Sebastião. Em 2020, foi realizada uma nova rodada da pesquisa com um conjunto de estudantes que concluíram os cursos técnicos subsequentes em Secretariado e Secretaria Escolar em 2019 no mesmo campus

Em 2020, foi realizada uma nova rodada da pesquisa com um conjunto de estudantes que concluíram os cursos Técnicos na modalidade subsequentes em Secretariado e Secretaria Escolar em 2019 também no IFB Campus São Sebastião

O projeto teve participação do professor Pedro Isaac e do técnico Jeremias Rodrigues. Já em 2021, a reitoria do IFB e a Comissão de Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Egressos ficaram responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa com membros de diversas unidades.

Ao longo dos últimos dois anos, a pesquisa envolveu dois bolsistas de iniciação científica (PIBIC) do curso de Licenciatura em Pedagogia e cinco bolsistas do Ensino Médio Integrado (EMI) dos cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas Educacionais. Também foi criada uma equipe de cerca de dez voluntários que participaram da busca ativa pelos egressos na realização das entrevistas.

Um artigo com os primeiros resultados foi avaliado e aprovado para publicação na Revista Eixo do IFB, com previsão para publicação em 2022. O professor Jonas Bertucci reforça que a divulgação por meio das redes sociais também tem o seu valor. “A valorização do modelo de educação desenvolvido pelos Institutos Federais, divulgação dos resultados para a comunidade e construção de pontes com parceiros”, comenta. 

Estas pesquisas atendem a necessidade de construir diretrizes de um sistema de acompanhamento de egressos, permitindo a realização de análises de impacto dos cursos, o monitoramento efetivo dos estudantes concluintes e promovendo a socialização de conhecimentos de elevado interesse para a comunidade. Da mesma maneira, o estudo mostra que, além da entrada no mercado de trabalho, os estudantes do Instituto Federal têm mais chances de entrar em universidades e menores taxas de desemprego. 

 

Novos passos

No início de 2022 a pesquisa será aplicada para todos os 10 campi do IFB. Será feita com os egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequente que concluíram o curso em 2020.

Também está em construção um Sistema de Avaliação de Egressos, por meio de edital de Extensão da Pró-reitoria de Extensão (PREX), a ser executado em parceria com a Empresa Júnior de Informática do Campus Brasília, CODA. 

Siga o projeto no Instagram e acompanhe as novas etapas da pesquisa. 

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