Página inicial > Reitoria > Inclusão Social é um dos alicerces do IFB

Inclusão Social é um dos alicerces do IFB

Criado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 07h00 | Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 07h00 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 18h50 | Acessos: 814

O Instituto Federal de Brasília traz o tema da inclusão social em seu alicerce, estando em busca de resultados que possam realmente dar espaço para a igualdade e a dignidade a todos que se matriculassem em algum dos dez campi no Distrito Federal.

Nos últimos anos, o IFB trouxe novidades e incentivou práticas e rotinas para questões de inclusão social. Além de equipes preparadas e técnicos especializados, como os tradutores e intérpretes, psicólogos e pedagogos, a instituição seguiu com uma missão ainda maior - de levar melhores condições e proporcionar oportunidades iguais também em outros ambientes da nossa cidade. Nesse sentido, parcerias públicas e articulações com a sociedade civil são colocadas em prática pela ideia e dedicação dessa equipe, a de multiplicar o bem além dos espaços acadêmicos.

O que dizem hoje os parceiros do IFB que recebem programas de capacitação, projetos de reinserção social e outros benefícios em seus ambientes? Conheça o relato de quem está na "ponta" do atendimento ou sendo beneficiado por esses programas de responsabilidade social.

Secretaria de Segurança Pública do DF

Para melhor comunicação e atendendo critérios de acessibilidade, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal deu início no último ano ao processo de criação de um protocolo de atendimento direcionado a pessoas surdas. A primeira etapa é a capacitação dos profissionais da pasta em Língua Brasileira de Sinais (Libras) - onde servidores e forças de segurança estarão sendo preparados para atender esse público.

"Ainda não precisei usar na delegacia desde que iniciei o curso. Mas duas colegas já conversaram em Libras e foi bem positivo. Apesar de ainda estarmos aprendendo, é possível dar uma orientação inicial, fazendo com que o surdo se sinta incluído. De qualquer forma, estou gostando bastante do curso. O professor se esforça bastante para fazer com que a gente tenha contato com a língua de sinais, sempre atencioso e solicito. Mesmo porque ao todo somos quatro diferentes corporações em treinamento e aprendizado - a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Batalhão do Corpo de Bombeiros e o Detran." Tarcila Galdino Mascarenhas Bernardes, servidora e agente policial na 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia Centro

Secretaria de Saúde do DF

Outra atuação da mesma natureza no IFB foi firmada com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), desde 2019, para o ensino da Libras para servidores da saúde, também com o objetivo de promover um atendimento mais humanizado. Já foram ministrados cursos para profissionais do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e do Hospital Regional de Samambaia (HRSAM).

"Ter acesso ao curso de Libras ofertado pelo IFB está sendo um grande ganho em minha vida pessoal e profissional, infelizmente não tivemos aulas presenciais para podermos aprender e treinar mais, porém o que aprendi e estou aprendendo consigo fazer um atendimento diferenciado na sala de vacina da UBS 5 Samambaia Sul onde atuo neste momento. Temos um déficit muito grande de profissionais que têm curso de Libras, sugiro encontros mensais em uma unidade do IFB para aperfeiçoar cada vez mais esse aprendizado e assim estimular demais profissionais. Agradeço ao IFB e ao professor Leandro a oportunidade desse ensino e o crescimento profissional."  Ana Carolina Alves de Sousa, Técnica em enfermagem da SES-DF - Sala de vacina UBS 5 Samambaia Sul.

Movimento Orgulho Autista Brasil

O Movimento Orgulho Autista Brasil é uma entidade nacional não-governamental, sem finalidades lucrativas, criado em 2005. É formado por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa - todos voluntários. Entre outros, no âmbito do poder legislativo, o MOAB é o responsável direto pela elaboração da Lei Federal 12.764/12 (Lei Berenice Piana) e pela Lei Distrital 4.568/11 (Lei Fernando Cotta), que buscam a criação e a execução de políticas públicas para essa comunidade específica.

"Primeiramente, o nosso reconhecimento pela consciência que os profissionais de vocês, servidores do IFB, têm sobre a inclusão das pessoas com deficiência, em especial as com autismo. O Instituto Federal de Brasília atualmente nos possibilita um espaço de diálogo para falar sobre o Autismo em seus eventos e para a formação dos professores para fazerem a inclusão. Nosso objetivo principal é buscar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas com autismo e para as suas famílias. Para isso desenvolvemos uma série de ações, projetos e programas. Para o futuro, esperamos e queremos aumentar esse número de eventos e de formação dos profissionais para atendimento à nossa cidade". Viviani Pereira Amanajás Guimarães, coordenadora e responsável pelo Movimento Orgulho Autista (Moab- Brasil)

Secretaria de Justiça e Cidadania do DF

Sobre iniciativa de reinserção social, a Secretaria de Justiça e Cidadania assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Brasília, por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (FUNAP/DF), que visa oferecer curso de capacitação na área de marcenaria, com produção, conservação e restauração de móveis de madeira aos reeducandos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

"A justificativa para a parceria se deu em virtude da necessidade de proporcionar ao custodiado uma formação profissional que o possibilite ser reinserido na sociedade. Acreditamos que com os meios corretos para o exercício de uma atividade laborativa há maiores possibilidades de que se afaste da criminalidade”. Deuselita Maria, delegada e diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso.