Página inicial > Reitoria > Brasília Iluminada é visitada pelo IFB

Brasília Iluminada é visitada pelo IFB

Criado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 14h43 | Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 14h43 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 13h57 | Acessos: 585

Quem visitou o evento Brasília Iluminada pode concordar que a proposta encantou todos neste ano. Foram mais de três milhões de pessoas passando pela Esplanada dos Ministérios durante 20 dias. O projeto terminou ontem, em decorrência do decreto estabelecido pelo Governo do Distrito Federal, mas estudantes e profissionais do Instituto Federal de Brasília estiveram presentes prestigiando a programação.

A professora Alice Watson do curso de ensino médio integrado em Eventos esteve com sua turma na semana passada e apresentou para os estudantes as possibilidades em atrativos na área de produção de eventos.  Lá, foram recebidos pela coordenadora de sustentabilidade, Patrícia Mazoni, pelo diretor técnico e engenheiro responsável pela execução do projeto, Alex Tosatti e pelo Diretor de Produção, Marconi Barros.

Durante a visita, aprenderam sobre a questão da segurança em eventos que utilizam eletricidade em plena chuva, montagem, habilidades necessárias para recrutar e manter a equipe motivada, entre outras questões ligadas diretamente à realidade do mercado de Eventos em Brasília.

"É uma oportunidade interessante para os nossos alunos conhecerem de perto eventos temáticos. Este projeto gera oportunidades de trabalho para nossa cidade, além de valorizar o patrimônio cultural e natural de Brasília", comentou ela.

Já na avaliação da profissional de Relações Públicas do IFB Nilza Costa da Silva, o evento realmente contribui para a atração de turistas na cidade. "Fui de perto conhecer o resultado do projeto “Brasília Iluminada” e, sem dúvida, ficou muito lindo. Então, pensei no quanto esse evento tem a nos ensinar. Por isso, seguindo a linha dos nossos cursos e aulas, vou destacar aqui o que podemos aprender para termos a prática mesmo sem experiência", declarou a Relações Públicas do Instituto.

Confira boas práticas do "Brasília Iluminada".

• Contratar 100% da mão de obra na própria região.
  • Contratar artistas locais.
  • Ter um espaço exclusivo para ambulantes.
  • Capacitar os ambulantes para manipulação segura do alimento, vigilância sanitária, sustentabilidade, segurança no trabalho e qualidade no atendimento.
  • Investir em feiras de talento.
  • Disponibilizar oficinas de gastronomia, moda sustentável, beleza e informática etc.
  • Recolher e doar alimentos.
  • Estabelecer parcerias com ONGs.
  • Incentivar trabalhos voluntários.
  • Agendar visitas programadas e guiadas de instituições sociais.
  • Contratar ONG para reciclagem das lonas.
  • Postar depoimentos nas redes sociais de pessoas que trabalham no evento (Conheça Fulano — como é trabalhar no evento tal).
  • Destacar nas redes sociais as equipes que estão trabalhando no evento.
  • Incentivar o público a trocar o carro por outros meios de transporte — como, por exemplo, a bicicleta —,  a usar garrafinha de água, jogar o lixo no lixo certo, entre outras atitudes individuais que fazem a diferença no contexto sustentabilidade.
  • Trabalhar com a coleta seletiva do lixo e logística reversa do evento.

Fonte e adaptações: rpsenioredu

Crédito para imagens: Brasília Iluminada