Página inicial > Reitoria > Reditec sediada pelo IFB em 2021 foi a primeira edição em formato híbrido

Reditec sediada pelo IFB em 2021 foi a primeira edição em formato híbrido

Criado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 17h14 | Publicado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 17h14 | Última atualização em Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 17h21 | Acessos: 394

A 45ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) foi a primeira a ser realizada em formato híbrido pela rede federal, de 29 de novembro a 2 de dezembro. Sediado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento contou com quase 70 participantes presenciais, entre pró-reitores, reitores e diretores-gerais, além de mais de mil inscritos que acompanharam as atividades on-line, via TV IFB, no YouTube.

A coordenadora da comissão organizadora, Adriana Alfani, docente do IFB Campus Gama, destaca alguns pontos fortes dessa edição da Reditec. “As chamadas com participações de todo o Brasil, mostrando a rede como ela é, tivemos também grande participação de alunos, servidores, comunidade em geral, e as palestras da programação também foram muito elogiadas”, detalhou a servidora.

O formulário de avaliação pós-evento teve mais de 50% dos participantes respondentes. A Reditec teve representantes de todos os institutos federais espalhados pelo país.

Outra novidade desse ano, em comparação à época na qual o evento era mais restrito à comunidade interna, é que quase 30% dos participantes eram estudantes dos institutos federais, o que representa um maior alcance dos temas discutidos ao longo da programação. Mais de 60% dos respondentes eram parte da gestão, e quase 65% estavam participando da Reditec pela primeira vez, oportunidade possível pelo fato de a edição ter sido híbrida e transmitida pelo YouTube em tempo real.

Quase 90% aprovaram o formato híbrido do evento e gostariam que fosse repetido nos próximos anos, e mais da metade ficou “muito satisfeita” com a programação da Reditec. Foram destacados ainda como muito satisfatórios os temas apresentados, as dinâmicas das apresentações, a transmissão, a acessibilidade e a interação via chat.

Reditec 2022

No próximo ano, a Reditec será sediada pelo Instituto Federal do Pará, em Belém. O reitor, Claudio Alex da Rocha, fala um pouco sobre o evento. “As expectativas são muito positivas, principalmente por dois aspectos: a possibilidade de termos o restabelecimento de uma maior presença do público-alvo que compõe a rede federal, logicamente analisando o cenário epidemiológico na época; e ainda a grande expectativa de recebermos pela primeira vez a Reditec em um estado da região norte do país, o que é inédito”, disse.

O planejamento já vem sendo feito há um tempo, desde a finalização do evento em Brasília, evento que, na visão do reitor, foi excelente. “Foi um grande sucesso nos temas, na acolhida, um marco desse processo gradual das atividades presenciais e híbridas da rede federal. Aproveito a oportunidade para mais uma vez parabenizar todos e todas do IFB pela brilhante organização da Reditec 2021. Esperamos todos aqui em Belém para fazermos um grande evento, a Reditec Belém 2022”, anunciou o reitor.