Página inicial > Reitoria > Provas do Vestibular 2012/1 ocorrem de forma tranquila

Provas do Vestibular 2012/1 ocorrem de forma tranquila

Criado: Domingo, 05 de Fevereiro de 2012, 16h59 | Publicado: Domingo, 05 de Fevereiro de 2012, 01h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2428

O Instituto Federal de Brasília (IFB) aplicou na tarde deste domingo, 5 de fevereiro, as provas do Vestibular 2012/1 para os cursos de Licenciatura em Dança, do Campus Estudantes fazem prova em PlanaltinaBrasília, e Tecnologia em Agroecologia, do Campus Planaltina. A seleção ocorreu nos prédios das duas unidades do IFB e durante a realização não houve nenhuma intercorrência.

Planaltina
No Campus Planaltina, dos 77 candidatos inscritos para disputar as 20 vagas que estão sendo oferecidas para o curso de Tecnologia em Agroecologia, 18 não compareceram ao local do exame, gerando um índice de abstenção de  23,4 %, menor que a média dos vestibulares anteriores.

Para o Coordenador do Núcleo de Seleção do Campus Planaltina, Davi Lucas Cruz, a divulgação dirigida, que ocorreu nesta seleção, pode ter sido a responsável pela queda neste índice. “Nesta seleção, a divulgação ocorreu de forma regionalizada. A comissão do Campus visitou escolas de Planaltina, sítios e toda a nossa comunidade vizinha, talvez esta pode ter sido a causa da queda do índice de abstenção, que ficou dentro do padrão aceitável”, destaca Davi.

A partir das 16h, os primeiros candidatos começaram a deixar as salas. Laércio Fernandes Paulo da Silva, morador de Planaltina, foi o primeiro a terminar a prova e gostou da avaliação. “Apesar de não ter tido oportunidade de me preparar melhor, gostei da prova. Ela conseguiu abranger bem todo o conteúdo solicitado”.

A candidata Bruna de Oliveira também saiu satisfeita com o seu desempenho, apesar de ter achado a prova extensa. “Estava muito grande, mas foi muito bem elaborada. As questões envolveram todas as matérias de uma forma simples e multidisciplinar”. A candidata também elogiou o tema da redação. “O tema da redação foi muito importante, pois tratou de uma questão que tem muito a ver com o curso, que é o Novo Código Florestal”, elogia a estudante que mora em Sobradinho.

Campus Brasília
No Campus Brasília, também, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. De acordo com a Coordenação de Acesso e Ingresso, responsável pelo Processo Seletivo, 95 pessoas fizeram a avaliação nesta unidade, 137 estavam inscritos, portanto, uma abstenção de aproximadamente 30%.

Para a coordenadora de Bloco do Processo Seletivo, Patrícia Sampaio, esse, que é o 5º vestibular realizado no IFB, foi tranquilo, mas houve mais abstenções que o do 2011/2. Segundo ela, a expectativa é que a próxima seleção ocorra utilizando-se o apenas Enem para todos os cursos.

A estudante Vanessa Gonçalves, de 20 anos, prestou o exame para o curso de Licenciatura em Dança e disse que achou a prova mais fácil do que havia previsto. SegundoVanessa Gonçalves avalia que a prova foi fácil. ela, que já faz o curso de Artes Cênicas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, a opção pelo vestibular em detrimento do Enem ocorreu pois, no processo seletivo anterior, quando entrou no curso que faz atualmente, já havia utilizado o Exame Nacional do Ensino Médio.

Cursos do IFB
Neste primeiro semestre de 2012, o IFB ofereceu 160 vagas em cursos superiores, 140 por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 40 por meio de vestibular. Os cursos que optaram pelo vestibular foram Licenciatura em Dança (Campus Brasília) e Tecnologia em Agroecologia (Campus Planaltina). As Licenciaturas em Química, do Campus Gama, fizeram todo o processo seletivo por meio do Enem.

O próximo processo seletivo do IFB deve ocorrer no final deste primeiro semestre para os cursos de Tecnologia em Agroecologia (Campus Planaltina), e as licenciaturas em Dança (Campus Brasília) e Química (Campus Gama). A expectativa, segundo Patrícia Sampaio, é que não haja mais vestibular, mas apenas o uso do Enem.

Gabarito e resultados
Os gabaritos das provas devem ser divulgados, no site do IFB, nessa segunda-feira, 6 de fevereiro e na terça-feira, 7, começa o prazo para interposição de recursos ao gabarito da prova objetiva.

A divulgação do resultado final para o curso de Tecnologia em Agroecologia deve ocorrer em 24 de fevereiro e a Licenciatura em Dança, dia 9 de março, já que para este será realizada ainda um teste de habilidades específicas.