É chegada a hora da presencialidade
Retorno integral ao trabalho presencial dos servidores será dia 28 de março.
Já as aulas presenciais para todos terão início dia 04 de abril
Dentro de pouco mais de um mês a pandemia da Covid-19 completará dois anos. Neste período, o Instituto Federal de Brasília (IFB) nunca parou. Para proteger nossa comunidade acadêmica, migramos as aulas e o trabalho administrativo para o formato remoto. Não foi fácil para ninguém, mas juntos estamos superando.
Recentemente, com professores, técnicos e estudantes vacinados e seguindo os protocolos de biossegurança, campi e Reitoria realizaram uma série de atividades presenciais com os estudantes e com a comunidade externa. Esta etapa de transição foi fundamental. No próximo dia 19 de fevereiro concluiremos com êxito o ano letivo 2021, assim como já tinha sido o de 2020.
Agora, em 2022, temos uma nova missão e mais uma vez o comprometimento de todos será fundamental para seguirmos em frente: é chegada a hora da presencialidade. Esta volta deixa de ser uma possibilidade e passa a ser uma realidade. Como já disse em outras oportunidades, é a ciência, por meio da vacina, mais a adoção dos protocolos de biossegurança e medidas de mitigação de riscos que nos permitem retornar ao ambiente escolar com segurança.
Sabemos que a pandemia persiste, ora com picos ora com períodos de estabilidade. Especialistas estimam que ainda este ano possa ocorrer a virada para uma endemia, quadro em que o vírus se assemelha a uma gripe do cotidiano. No entanto, não há como ter certeza. Até que isso ocorra devemos continuar nos cuidando dentro e fora do IFB. Máscaras protegem. Vacinas salvam vidas.
Quatro princípios norteiam nosso retorno à presencialidade: ética e responsabilidade como servidores públicos; papel social da escola; redução dos prejuízos de aprendizagem e das perdas socioemocionais dos estudantes; e resgate dos que evadiram.
Cabe frisar que não há mais legislação que ampare o formato remoto para o ano letivo de 2022 (Lei 14.218/21). A regra agora é o presencial. O trabalho e o ensino remoto serão exceções.
A educação pública é determinante no presente e no futuro de milhares de jovens e em suas famílias. Também é para o Brasil que sonhamos. Como bem diz a Unesco, “é nosso compromisso como educadores da escola pública quebrar a transmissão intergeracional de desigualdades”. A pandemia é sanitária e também educacional.
Precisamos acolher nossos estudantes de volta ao ambiente escolar. Conto com todos vocês, colegas professores, técnicos, estagiários e colaboradores, nesta nova fase que se iniciará dia 28 de março com o retorno integral de todos os servidores ao trabalho presencial. E, no dia 4 de abril, temos o início do ano letivo 2022, com aulas e atividades letivas presenciais para todos os estudantes.
Agradeço a todos os colegiados, fóruns e comitês locais que vêm debatendo e pensando estratégias conjuntas para este novo momento que vivenciaremos. O Conselho Superior também debaterá o assunto em sua próxima reunião, marcada para o dia 8 de fevereiro.
Nas próximas semanas a instituição lançará uma campanha sobre as aulas presenciais e emitirá uma série de documentos que orientarão e balizarão nosso retorno presencial.
Vamos juntas e juntos construir um futuro melhor para todos hoje!
Um grande abraço,
Luciana Massukado, reitora do IFB
Redes Sociais