IFB conclui curso de Restauro de Móveis na Papuda
Cerca de 20 reeducandos concluíram o curso de Restauro de Móveis do IFB na marcenaria da Papuda este mês.
Nas aulas, os alunos aprenderam técnicas de marcenaria, com produção, conservação e restauração de móveis de madeira. O curso capacitou os reeducandos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal na arte do restauro de móveis. A iniciativa foi idealizada após a celebração de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O curso de Restauro de Móveis do IFB começou em outubro de 2021 e, ao longo de 160 horas/aulas, a turma de reeducandos orientada pelo professor Frederico Hudson do IFB e sua equipe desenvolveu novas habilidades técnicas.
Visite a exposição do trabalho dos reeducandos no MAB
No inventário restaurado pelos alunos estão cinco peças de mobiliário do designer polonês naturalizado brasileiro Jorge Zalszupin (1922-2020), doados pelo Tribunal de Contas da União ao IFB.
Agora parte do resultado deste trabalho pode ser visto no MAB na exposição aberta ao público, com visitação de segunda a sábado, das 11h às 19 horas.
Outra expectativa dos realizadores é com esse projeto fortalecer a consciência de preservação da memória, através da recuperação física e estética do acervo de móveis existentes em espaços públicos, como o Palácio do Itamaraty, Universidade de Brasília e Museu Vivo da Memória Candanga e demais instituições públicas a serem inseridas no plano.
Legenda da foto - Equipe do IFB multiplicando seus conhecimentos com o Sr. Hélio Sebastião Ferreira
Assessor Técnico da FUNAP/DF – Monitor do Curso
Crédito foto: André Zimmerer
Redes Sociais