Página inicial > Reitoria > #8M no IFB discute combate aos estereótipos de gênero na escola

#8M no IFB discute combate aos estereótipos de gênero na escola

Criado: Quinta, 03 de Março de 2022, 17h40 | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 17h40 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 08h30 | Acessos: 640

O mês de março no IFB, que representa um lembrete ao combate às violências de gênero, mais uma vez vai trazer temas ligados à mulher, abordados de uma maneira leve e interativa, em programação aberta à comunidade, com transmissão ao vivo pela TV IFB, no YouTube. O evento #8M IFB em 2022 discute o tema o “combate aos estereótipos de gênero no contexto educacional”.

Com a participação de mulheres pesquisadoras, referências nas áreas nas quais atuam, o #8M IFB será plural e com debates que instigam o diálogo e a desconstrução de vários estereótipos de gênero ainda atribuídos às mulheres no século XXI. A reitora Massukado explica que a mudança trazida pela Lei nº 14.164 de junho de 2021 na LDB, que  inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, foi a inspiração para o #8M IFB.

“Defendo que a escola é o espaço da construção, do diálogo e da formação e, sobretudo, o lugar da transformação. Neste ano convidamos nossa comunidade a  refletir sobre os estereótipos de gênero no ambiente escolar, tentando avançar para além da violência física, mas para aquilo que é estrutural, ou seja, o preconceito velado, perpetuado no discurso diário. Precisamos saber identificar e rever o processo de desconstrução desses estereótipos, trazendo o início da transformação social por que tanto lutamos”, detalhou.

A programação tem início no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com abertura feita pela reitora do IFB, contando com a participação da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e da reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Benk. Logo após, uma mesa de abertura vai discutir “os estereótipos de gênero e os desafios na educação e nas políticas públicas”. Tudo será transmitido pela TV IFB.

No dia 9 de março, os servidores do IFB poderão participar de uma roda de conversa sobre a violência psicológica contra a mulher, via Google Meet, com mediação da psicóloga da Reitoria, Valéria Pacheco. Essa atividade é restrita aos servidores do instituto, e o link direto de participação na sala pode ser conferido AQUI.

Fechando a programação, no dia 11 de março, a psicóloga e pesquisadora da UnB Valeska Zanello vai contribuir com o evento debatendo o tema “Estereótipos de gênero: como identificar, combater e superar”. Para participar do evento, basta acessar o canal do IFB no Youtube.

Confira AQUI a programação completa do #8M IFB.

Parceria

Este ano, a parceria com a UnB no #8M continua. As reitoras das duas instituições participarão das aberturas em conjunto e o evento está sendo divulgado de forma simultânea. A reitora Luciana Massukado vai participar da mesa de abertura do #8M UnB, às 14h30, no dia 8 de março, é possível acompanhar no canal da UnB no YouTube, a UnBTV.

Na universidade, as atividades também são diversas e abertas à comunidade, com o tema “Políticas de igualdade de gênero na UnB: trajetória, desafios e perspectivas”. Confira a programação completa clicando AQUI.