Bibliotecas e NAPNEs do IFB recebem o Glossário ilustrado de LIBRAS
Todas as bibliotecas do Instituto Federal de Brasília (IFB) e os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) estarão recebendo as versões impressas do “Glossário ilustrado de LIBRAS para a área de Gestão e Negócios – Volume I”. Os livros foram entregues para a reitora, Profª Luciana Massukado, na tarde desta quarta-feira, 9 de março, na Biblioteca do IFB Campus Brasília.
A obra foi desenvolvida com a demanda dos estudantes surdos do curso Técnico em Serviços Públicos e do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFB Campus Brasília. Seu conteúdo foi elaborado durante os vários encontros de pesquisa entre professores, intérpretes e estudantes surdos e ouvintes em mais de 5 anos de trabalho.
O primeiro volume (com verbetes de A a I) chega com 236 páginas como resultado do Grupo de Pesquisa Observatório do Mundo do Trabalho do IFB e contou com o apoio do Edital Pró-Grupos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) com lançamento virtual disponível ao público em fevereiro deste ano pela Editora do IFB (clique aqui).
“A proposta desse glossário ilustrado é ser também um material de referência para que professores, intérpretes e estudantes surdos e ouvintes, atuantes na área de Gestão e Negócios, possam construir uma visão mais ampla do processo de definição de um sinal, bem como possam acessar outras fontes de estudo para a compreensão dos verbetes apresentados”, escreveram as organizadoras do projeto, a Profª Katia Guimarães Sousa Palomo e as intérpretes de Libras Cássia de Sousa Carvalho e Simone Silva de Moura.
O projeto contou também com a Profª Renata Rezende e os estudantes egressos do IFB, as tecnólogas em Gestão Pública Tamara Pinheiro e Ana Paula Rodrigues, e os técnicos em Serviços Públicos Túlio Michel Cardoso da Fonseca, David Ferreira da Silva, Isabel França Lima e Domingos Tenório.
Diante do desafio de interpretar termos da área de Gestão Pública, como “bens patrimoniais” e “audiência pública”, o grupo criou sinais que foram validados pela comunidade surda do Distrito Federal. “Entregamos esta obra para todos os que necessitem e queiram dialogar sobre o assunto em Libras e estamos abertos para recebermos mais sugestões”, comentou a Profª Kátia Palomo, reforçando o objetivo de continuar gerando o fortalecimento de meios comunicacionais acessíveis.
Volume II
O segundo volume do Glossário ilustrado de LIBRAS para a área de Gestão e Negócios com os verbetes de J a Z já estão registrados em imagens e vídeos e devem entrar para produção editorial no segundo semestre deste ano.
Redes Sociais