Página inicial > Reitoria > Dia do Bibliotecário: uma profissão que vai além de organizar livros

Dia do Bibliotecário: uma profissão que vai além de organizar livros

Criado: Sexta, 11 de Março de 2022, 14h28 | Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 14h28 | Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2022, 16h23 | Acessos: 685

Neste sábado, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Para Aryade Tada (foto), bibliotecária da Reitoria do IFB, a data é um lembrete para levar para toda a comunidade acadêmica a compreensão do que é uma biblioteca e as suas mudanças. “O mundo digital transformou a forma como os professores e estudantes utilizam esses locais; portanto, os bibliotecários têm esse desafio de levar para os usuários essa nova abordagem de serviço, produtos e acervo”, destaca.

No dia a dia do IFB, os bibliotecários são divididos em diversas frentes: referência, marketing, gestão e processamento técnico. Cada um com sua função, integrando um todo em prol de ajudar discentes, docentes e a comunidade na busca por referenciais teóricos, como utilizar os serviços, além de gerir o sistema e divulgar.

As bibliotecas do IFB possuem diferentes horários de funcionamento dependendo da necessidade de cada uma. Portanto, para saber o horário de cada uma e os procedimentos para agendamento até o retorno presencial, clique aqui.

Retorno ao presencial com alegria

Com a pandemia, as bibliotecas receberam alunos apenas via agendamento ou de maneira on-line. Agora, elas se preparam para a retomada presencial em 28 de março. Para a coordenadora-geral da biblioteca do IFB Campus Brasília (foto), Mariela do Nascimento Carvalho, a retomada alegra bastante a equipe de trabalho.

Ela explica que, nos últimos anos, as bibliotecas tiveram muitas restrições e tiveram que se adaptar. “Também tivemos que inovar na oferta de serviços virtuais, treinamentos on-line, acervos digitais, empréstimos e devoluções de livros físicos mediante agendamento e quarentena dos materiais”, disse. “Nos alegra bastante ter novamente os alunos usufruindo dos espaços de leitura, estudo e pesquisa.”

Mariela ainda reforça que o cuidado não acabou. Apesar de todas as bibliotecas retomarem os atendimentos, o cenário exige cautela, “por isso as bibliotecas do SiBIFB estão adaptando seus espaços para acolher os estudantes com mais segurança e de acordo com os protocolos”.

Cada campus terá a autonomia de abrir ou não para a comunidade externa. Mas o entendimento da maioria é de não abrir de imediato, pois, segundo Aryane Tada, o fluxo de estudantes vai ser grande neste primeiro mês de retorno. “Como os livros estavam sem data de devolução, tem gente que está há mais de dois anos com os livros. Portanto, o setor de atendimento de empréstimo e devolução ficará atarefado”, explica. “Eles querem dar uma assistência de qualidade para a comunidade interna nesse retorno às aulas presenciais.”

Com isso, as equipes das bibliotecas estão trabalhando no planejamento e descrição dos protocolos de segurança para que a retomada ocorra de forma segura a todos. Para se instruir sobre o assunto, Aryane Tada reforça que é importante estar atento aos informativos das bibliotecas. Esses avisos geralmente chegam através do e-mail institucional e pelos boletins informativos. Além disso, estar atento às redes sociais das bibliotecas.

Nova biblioteca e RFID

No IFB Campus Recanto das Emas, os alunos terão um novo espaço destinado à biblioteca. Anteriormente, uma sala improvisada atendia às demandas do campus. A obra teve início em dezembro de 2021 e tem previsão de término em julho deste ano. Com 540 m², o valor da contratação foi de R$ 1,3 milhões, via emenda do deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF).

Além disso, todas as unidades do IFB estão recebendo a implantação da Solução de Segurança de Biblioteca pelo sistema conhecido pela sigla RFID, do inglês "Radio-Frequency IDentification". A solução gera identificação por Rádio-Frequência com etiquetas nas obras literárias e antenas de verificação nas entradas e saídas das bibliotecas. O investimento para as 10 unidades do IFB também foi feito via emenda do deputado Professor Israel no valor de R$ 1,8 milhão.

Empenho merece destaque

Neste Dia do Bibliotecário, Aryane Tada saúda todos os servidores do Instituto Federal de Brasília que se empenharam para levar para a comunidade acadêmica produtos de qualidade, como, por exemplo, o Normaliza IFB e a biblioteca digital Minha Biblioteca, que facilitam a vida dos alunos e professores. “Gostaria de deixar meus agradecimentos a todos os servidores das bibliotecas, que contribuíram e contribuem para o fortalecimento do Sistema de Bibliotecas do IFB”, conclui.