Página inicial > Reitoria > IFB distribui mais de 3 mil cestas de alimentos saudáveis

IFB distribui mais de 3 mil cestas de alimentos saudáveis

Criado: Terça, 15 de Março de 2022, 12h40 | Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 12h40 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 16h25 | Acessos: 1603

Estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília estão recebendo cestas de alimentos saudáveis neste mês de março. Cada campus tem lançado uma convocação para que os discentes se manifestem pela vontade de receber a cesta e também as orientações que o período ainda pandêmico solicita sobre os cuidados para buscá-la. Cada cesta tem 11 itens que vão de abóbora japonesa, arroz orgânico, flocão de milho não transgênico, mix de castanhas, feijão preto, café, macarrão e até óleo de coco babaçu.

Os alimentos são oriundos da Agricultura Familiar e foram adquiridos por Chamada Pública nº 01/2021 coordenada pelo IFB Campus Planaltina visando atender os estudantes da Educação Básica dos 10 campi do IFB com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mais de 3 mil cestas estão sendo distribuídas num investimento de pouco mais de R$ 500 mil.

A estudante Amanda Maia Zagatto, 15 anos, do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Gama, recebeu o pacote nesta semana e comentou sobre a qualidade dos produtos. “A cesta é muito boa e ajudou muito. Agradeço imensamente ao IFB por esta iniciativa”, disse a jovem, que também citou a surpresa em conhecer novos alimentos como o óleo de babaçu, que é rico em ácido láurico e vitamina E, que auxiliam no sistema imunológico.

“Fazemos o possível para ofertar produtos que possam contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes neste período delicado, ao mesmo tempo beneficiando a economia de centenas de famílias da Agricultura Familiar”, comentou a nutricionista da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do IFB Campus Planaltina, Riva Andrade.

Cotidiano

A aquisição de cestas para distribuição para os estudantes no período da pandemia foi autorizada pela Lei nº 13. 987/2020 na compreensão de situação de emergência do País.

Normalmente, no IFB, apenas o IFB Campus Planaltina oferta alimentação gratuita regular para os estudantes por ter nutricionista no seu quadro técnico e funcionar com Regime de Internato Pleno (RIP). Parte dos discentes passam o dia na Unidade e muitos de regiões distantes residem nos alojamentos. No refeitório do campus eles recebem 6 refeições diárias, com o café da manhã, colação (lanche da manhã), almoço, merenda (lanche da tarde), jantar e ceia. Ao todo são investidos cerca de R$ 1 milhão por ano do orçamento do campus. Pelo FNDE/PNAE são repassados recursos complementares de R$ 1,07 por aluno do Ensino Integrado e R$ 0,36 por aluno dos cursos subsequentes por dia letivo.

“Nos preocupamos em ofertar o máximo de proteína, carboidratos e demais nutrientes necessários para que os estudantes não tenham vulnerabilidade alimentar e possam ter mais qualidade de vida na aprendizagem”, comentou a nutricionista Riva.

Confira aqui as convocações para recebimento de cestas nos campi do IFB.