Página inicial > Reitoria > Rádio IF, na Web, começa a operar em março

Rádio IF, na Web, começa a operar em março

Criado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 16h17 | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 16h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2536

Reunião teve o objetivo de debater propostas para a Rádio IFO Grupo Executivo de implantação da Rede de Rádio Web corporativa realizou sua primeira reunião de trabalho, essa semana, em Brasília, na sede do Instituto Federal local, órgão que será a cabeça de rede do sistema de rádio corporativa da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico. Os representantes dos IF de Goiás, do IF Goiano, da Reitoria e do campus Brasília se reuniram com representantes da Escola Brasil, ONG que ganhou o processo de licitação para a criação dos conteúdos e da grade de programação.

Um dos papéis do Grupo Executivo é o de representar o Conselho Editorial da Rede de Rádio na formulação e aprovação da grade de programação e do conteúdo, propostas em torno de três eixos de ação: Pesquisa, Extensão e Ensino. Por esta dimensão de trabalho, os estúdios de rádio dos campi são laboratórios que podem, e devem, complementar a formação obtida em cursos técnicos e tecnológicos, de Ensino a Distância ou como laboratórios pra aulas práticas.

Corporativamente, a rede terá o papel de auxiliar na construção da imagem e da identidade dos Institutos Federais que foram criados em 2008 sobre uma base construída há mais de 100 anos, as corporações e escolas de artes e ofícios. “A Rede Federal de EPT cresceu desmesuradamente para acompanhar a necessidade de oferta de ensino profissional público e de qualidade”, explica o coordenador executivo do grupo, o servidor do campus Brasília, José do Nascimento Sóter. Com isso, continua ele, deixamos de ser um aglomerado para ser um conglomerado. Também alterou-se a forma de atuação: de aplicador de políticas educacionais, os Institutos Federais são, hoje, criadores de políticas públicas como o programa Mulheres Mil ou a Rede Certific”.

Por sugestão da representante da Reitoria/PREX, Virley Santos, a programação deverá se estruturar em eixos ou editorias, em que prevaleça a formação sobre a informação. “São notícias sobre a Rede, para a Rede ou promovidas pela Rede, como a criação de cursos inovadores, expansão de oferta e de qualificação profissional, observatório do mundo do trabalho e o próprio mundo do trabalho, em suas relações com o ensino, a pesquisa e a extensão”, diz ela, que também atua como representante do IFB diante dos movimentos sociais.

A Rádio IF deverá transmitir informações sobre a Rede como cursos e expansãoUma das preocupações da comissão executiva é a de acompanhar a pauta, sugerir temas e destacar a atuação da Rede Federal de EPT em suas várias dimensões. Para a equipe técnica e dirigente da Escola Brasil, o IFB será um dos mais importantes clientes na produção de programas de Rádio, dirigido, setor em que se destacam, após mais de um década de atuação na área, com programas para vários órgãos e instituições federais, a exemplo do Ministério da Educação/MEC.

O primeiro programa será entregue em cinco de março, segundo o contrato de trabalho, e imediatamente entrará no ar, por um link que estará disponível em breve, para troca de informações com os Institutos. Além de José Sóter e Virley Santos, o grupo executivo conta com a colaboração, ainda, de Juliana de Oliveira (IF Goiano), Priscylla Dietz (IFG), Sandra Branchine (IFB, reitoria, núcleo de Comunicação) e Fernando Grossi (IFB, campus Brasília).