Institutos Federais se mobilizam para ajudar o ACRE
O Rio Acre subiu, e invadiu as cidades de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, a capital; já o Rio Iaco invadiu Sena Madureira. A situação é crítica nesse municípios que enfrentam uma das maiores enchentes do Estado: mais de 17 mil pessoas foram atingidas pelas cheias, cinco mil delas na capital.
A Diretoria do Campus Sena Madureira do Instituto Federal do Acre (IFAC), se mobilizou para atender cerca de 30 alunos e dois professores da instituição que ficaram desabrigados. Outros 12 alunos estão em situação de risco e seis se encontram “ilhados”. O campus está recebendo agasalhos e alimentos para atender a comunidade do município.
O Campus Xapuri foi cedido para as Forças Armadas como ponto de apoio para as operações. No sábado de carnaval, servidores do campus atenderam a população – mais os refugiados haitianos e indígenas desalojados pelo alto nível das águas - na região de Assis Brasil, com 200 quilos de alimentos. Nova mobilização atenderá moradores de Brasiléia, cidade que teve 95% das casas foram atingidas (14 mil moradores).
Durante o carnaval, em Rio Branco, um grupo de servidores e alunos do Campus Rio Branco e da Reitoria auxiliaram a Defesa Civil na retirada de famílias isoladas no Pólo do Taquari. E na distribuição de sacolões e no cadastramento das famílias alojadas no Parque de Exposição. O grupo continuou mobilizado para ações neste fim de semana.
Ajuda nacional
A prioridade de atendimento são as crianças. A Coordenação do Acre Solidário pede ajuda principalmente com água mineral, leite em pó, fraldas, massa de mingau e alimentos não-perecíveis. O Banco do Brasil no Acre e a Caixa Econômica Federal abriram conta corrente para receber depósitos, que beneficiarão os desabrigados pelas alagações em todo o Estado.
Banco do Brasil / Agência: 0071-X
Conta corrente: 100.000-4
CNPJ: 14.346.589/0001-99
Caixa Econômica Federal / Agência: 3320 – Estação Experimental
Operação: 006 / Conta: 71-7
CGC: 63.608.947/0002-80
Nome: Coordenação Estadual Defesa Civil
Redes Sociais