Página inicial > Reitoria > Ceilândia 51 anos: A cidade mais populosa do DF mostra a importância da cultura e da educação

Criado: Sexta, 25 de Março de 2022, 13h27 | Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 13h27 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 15h33 | Acessos: 13676

No dia 27 de março, Ceilândia, a 9ª Região Administrativa (RA) do Distrito Federal, comemora 51 anos. O local, que inicialmente foi criado para abrigar a população de migrantes com menor renda que vieram construir Brasília, hoje possui quase 500 mil habitantes.

Ceilândia surgiu no início da construção da nova capital do Brasil, mas primeiro era conhecida como CEI, que significa “Campanha de Erradicação de Invasões”. Logo em seguida à sigla, foi acrescentada a palavra "lândia" (que significa cidade) e, assim, a junção formou o nome Ceilândia.

O crescimento da região foi tão expansivo que a administração precisou criar novos bairros dentro da cidade administrativa. Hoje, existem Ceilândia Centro, Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Guariroba, P Sul, P Norte, Setor O, Expansão do Setor O, QNQ e QNR, Setor de Indústria, Setor de Materiais de Construção e Área de Desenvolvimento Econômico Centro-Norte, Pôr do Sol, Sol Nascente, Condomínio Privê e Incra, composto pelo núcleo rural e de entorno. Todos localizados na Ceilândia.

Patrimônio Cultural

A cidade — reconhecida como um polo da cultura nordestina em Brasília — é marcada pela música, poesia e dança trazidas por seus fundadores.

Além disso, é a única RA do Distrito Federal (além do Plano Piloto) que possui um monumento arquitetônico de Oscar Niemeyer, A Casa do Cantador. O ambiente é considerado como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel e foi projetado pelo arquiteto inspirado na canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga, com o propósito de homenagear os imigrantes nordestinos que vieram e ainda vêm para Brasília em busca de uma vida melhor.

No espaço, é possível apreciar as manifestações populares, como apresentações de repente (com a viola de sete cordas) e embolada (com pandeiro), exposições de histórias de Cordel, shows e festas típicas presentes à rotina do ceilandense.

Ceilândia é uma RA multicultural. Com participação ativa, desde jovens a idosos, a manifestação artística destaca-se em todo o país. A cidade tornou-se um polo cultural, de desenvolvimento do empreendedorismo e, principalmente, de incentivo à educação.

IFB presente!

O IFB Campus Ceilândia chegou na região em 2012 e está localizado entre o campus da Universidade de Brasília (UnB) e o viaduto do metrô, na QNN 26.

A diversidade de cursos ofertados na Unidade reflete o clima alto astral encontrado nos corredores. Ao mesmo tempo em que se encontram pessoas trabalhando com projetos de robótica, há pessoas praticando idiomas ao lado de quem já se prepara para atuar na docência. Em paralelo, pessoas analisam riscos em aulas simuladas de segurança do trabalho no mesmo ambiente em que se presencia a cantoria de um grupo de idosos ansiosos por se conectarem ao mundo virtual.

Assim, a troca de experiência constitui-se uma marca do IFB Campus Ceilândia, que busca integração social e cada vez mais capacitação a aqueles que já são ou que ainda se tornarão profissionais para o mundo do trabalho.

O mundo tem se tornado cada vez mais equipado eletronicamente. A área de equipamentos biomédicos, por sua vez, se compraz com o atendimento aos diversos hospitais e clínicas da região – que anteriormente precisavam trazer técnicos de outras cidades. E há a necessidade continuada da qualificação dos profissionais na área policial da Capital Federal.

Assim, em consonância com as demandas, a oferta do IFB Campus Ceilândia vai do ensino médio à pós-graduação. Há cursos técnicos de Eletrônica, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Segurança do Trabalho, Licenciatura em Letras – Espanhol e Especialização em Ciências Policiais, que é resultado de uma parceria das instituições IFB, Polícia Civil do DF e Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab). Para isso, foi criado um curso exclusivo na metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

Também há a oferta de outros cursos ligados à formação inicial e qualificação profissional, dentre os quais se destacam Língua Espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Informática para a Terceira Idade.

Conheça mais sobre os cursos ofertados no IFB Campus Ceilândia. Clique aqui.