Página inicial > Reitoria > Prêmio Jovem Cientista 2012 terá como tema “Inovação tecnológica nos Esportes”

Prêmio Jovem Cientista 2012 terá como tema “Inovação tecnológica nos Esportes”

Criado: Terça, 20 de Março de 2012, 00h00 | Publicado: Terça, 20 de Março de 2012, 00h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2920

A edição 2012 do Prêmio Jovem Cientista, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai tratar sobre projetos de inovação tecnológica em esportes. A escolha do tema foi feita em função dos eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos – a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos a cientistas brasileiros, o Jovem Cientista foi criado em 1981 para estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que busquem soluções para desafios brasileiros.

As inscrições para a edição deste ano serão abertas no dia 1.º de abril e vão até 31 de agosto. Ao todo, são R$ 600 mil em prêmios, inclusive bolsas de pesquisa, nas categorias Ensino Médio (que inclui também o ensino técnico), Ensino Superior, Graduados e Mérito Escolar, destinado à instituição que se destacar com o maior número de trabalhos de relevo inscritos.

Além do reconhecimento público, os vencedores na categoria Ensino Médio recebem bolsas de iniciação científica júnior, laptops e impressoras multifuncionais. Para o vencedor na categoria estudante de Ensino Superior, os prêmios vão de R$ 15 mil a R$ 10 mil. A instituição vencedora em Mérito Escola receberá R$ 35 mil para investir em equipamentos e infraestrutura de pesquisa.

Mais detalhes sobre o prêmio podem ser conferidos no site www.jovemcientista.org.br.

Calendário:

1º semestre de 2012 – elaboração dos trabalhos pelos alunos do Ensino Médio, com orientação de seus professores

15 de março a 30 de junho – disponibilização dos kits pedagógicos sobre Inovação Tecnológica nos Esportes para professores de Ensino Médio

1º de abril a 31 de agosto – inscrições pelo site www.jovemcientista.org.br

Setembro – avaliação dos trabalhos pelas comissões julgadoras

Novembro – anúncio dos vencedores

Dezembro – cerimônia de entrega dos prêmios