Página inicial > Reitoria > Mulheres na Construção é lançado em Taguatinga. Inscrições nessa 5ª

Mulheres na Construção é lançado em Taguatinga. Inscrições nessa 5ª

Criado: Quarta, 29 de Fevereiro de 2012, 14h35 | Publicado: Quarta, 29 de Fevereiro de 2012, 14h35 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3640

Em um auditório lotado de mulheres interessadas em qualificação, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) lançaram nesta quarta-feira, 29, o Programa Mulheres na Construção que visa capacitar trabalhadoras para atuarem como pintoras e azulejistas.

A trabalhadora Maria do Socorro diz que pretende fazer o curso e trabalhar na Construção CivilMaria do Socorro, 52 anos, moradora do Novo Gama (GO), fazia parte da plateia. Ela diz que sua irmã ficou sabendo do programa de qualificação e lhe informou. “Minha irmã que me falou dos cursos. Aí eu disse: amanhã estou lá”, conta Maria do Socorro, umas primeiras a chegar no lançamento.

Ela tem dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de nove. Atualmente desempregada, a trabalhadora era auxiliar de serviços gerais em um hospital de Brasília, antes de ser demitida. A ideia de atuar na Construção Civil, em uma área dominada por homens, não assusta, pelo contrário, ela vê de forma positiva essa ocupação de espaço pelas mulheres. “Eu achei muito importante esse curso, antigamente era só homem, então [essa mudança] é muito bom”, completa Maria do Socorro.

Mulheres na Construção
O Programa Mulheres na Construção visa capacitar cerca de 400 trabalhadoras das classes D e E no Distrito Federal e Entorno. O Campus Samambaia do IFB e o Instituto Federal de Goiás (IFG) serão responsáveis pelos cursos, o Sindicato das Empresas da Construção Civil do DF vai encaminhar as formadas para os empregos. Toda a ação é financiada pela Sudeco.

Inscrições e aulas
As inscrições começam nesta quinta-feira, 1º de março, e seguem até o dia 16. Para se inscrever é necessário comparecer em um dos locais indicados no final desta notícia. O resultado com as selecionadas será publicado em 26 de março e as aulas começam em abril. Os horários disponíveis são nas segundas, quartas e sextas-feiras e a estudante pode escolher se prefere estudar pela manhã (das 8h às 12h30) ou a tarde (das 12h às 18h30). Representante do IFB na mesa de lançamento do Mulheres na Construção

Para se inscrever é preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade e ter concluído a primeira fase do Ensino Fundamental, antiga 4ª série do primário. A seleção será feita seguindo critérios como renda, número de filhos, local de moradia e outros definidos em edital público.

As estudantes devem receber do IFB todo o material didático, uniformes, equipamentos de proteção individual e um quite de ferramentas básicas para que – caso queiram- as trabalhadoras possam trabalhar por conta própria. Além desse apoio, elas receberão também uma bolsa no valor de R$ 200 por mês enquanto durarem as aulas e têm direito ao passe livre no sistema de transporte público para se deslocar até o IFB.

Os detalhes do processo seletivo serão publicados em edital nessa quinta-feira.

Locais de inscrições

• Rodoferroviária
  • Rodoviária
  • Anexo do Palácio do Buriti