Página inicial > Reitoria > Reitora é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

Reitora é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

Criado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h16 | Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h16 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h27 | Acessos: 473

Luciana Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), foi homenageada em Sessão Solene, na Câmara dos Deputados, em reconhecimento aos educadores pelo Dia da Educação. Na mesma solenidade, também foram homenageadas a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Marcia Abrahão, a professora e idealizadora do projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira, e o professor e gestor Rafael Parente.

Servidores e estudantes do IFB também estiveram no Plenário Ulysses Guimarães acompanhando o evento, que celebrou o Dia da Educação, Educadores e Gestores, uma iniciativa do deputado federal Professor Israel Batista (PSB-DF).

Massukado parabenizou o deputado professor Israel pelo reconhecimento àqueles que são responsáveis por transformar vidas. “Como dizia o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, ‘educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Parabéns a todos os educadores e educadoras que acreditam e trabalham por uma educação libertadora, emancipadora, crítica e transformadora de realidades”, afirmou a reitora.

Em seu discurso, a reitora enalteceu o papel e importância dos institutos federais no país. “No nosso DNA, carregamos o compromisso com a inclusão social. Dialogamos com os arranjos produtivos locais e regionais. Aliamos Ensino, Pesquisa e Extensão, verticalizamos todos os níveis de ensino a partir do ensino médio integrado, e nossos estudantes têm alcançado resultados que transformam a sua própria vida e de suas famílias e da comunidade/território em que estão inseridos”, detalhou.

Para ela, o Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, traz algumas reflexões sobre o tema. Em suas palavras, a primeira delas é que a educação que queremos é aquela que combate a desigualdade socioeconômica para superarmos a fome e a violência; aquela que luta pela equidade de gênero e de raça em prol de uma sociedade mais fraterna e solidária; aquela que preserva/conserva o nosso meio ambiente, visando a um país mais sustentável. “Para termos a educação que queremos, o Estado precisa investir na formação de suas crianças, jovens e adultos e dos profissionais da educação, reconhecendo que, ante a complexidade da sociedade do conhecimento, é necessário ter um projeto nacional comprometido com a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação”, finalizou.