Página inicial > Reitoria > Palestra, beleza e música marcaram a manhã do dia Internacional de Mulher no IFB

Criado: Quinta, 08 de Março de 2012, 17h17 | Publicado: Quinta, 08 de Março de 2012, 17h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2186

Dia da mulher é comemorado no IFB.Guerreira, amorosa, lutadora, mãe, generosa. É fácil encontrar adjetivos que simbolizem a vida e a garra de uma mulher. Geralmente, com mais de uma jornada de trabalho, responsáveis pelo destino de tantas vidas, elas realizam todos os seus desafios diários com a mesma dedicação e competência. Por isso, nesse 8 de março, dia mundialmente dedicado à mulher, o Instituto Federal de Brasília (IFB) resolveu homenageá-las, preparando diversas atividades especiais.

Pela manhã, o cronograma foi desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Comunidade Acadêmica (NACA) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI). As homenageadas foram  estudantes do Programa Mulheres Mil do Campus Gama, além de servidoras do IFB.

No início do dia, na nova sede do Campus Brasília, as mulheres foram recepcionadas e a abertura das atividades foram conduzidas pelo reitor da instituição, Wilson Conciani, pela Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Rosane Cavalcante de Souza, demais servidores da PRDI e do Campus Gama.Para aluna Ana Cláudia, ser mulher é viver se dedicando ao próximo.

Em seguida, foi realizado um bate-papo entre as alunas e a psicóloga Juliana Borges Fiuza, que debateram, entre outros assuntos, sexualidade, educação dos filhos e outros desafios do atual universo feminino. Para a Juliana Fiuza a experiência foi muito rica. “O bate papo foi excelente, pois o grupo participou ativamente do debate, trazendo exemplos de suas vidas, o que proporcionou uma rica troca de experiências”, disse a psicóloga.

Entre as atividades, foi servido um lanche, todo produzido no Campus Planaltina do IFB. Frutas, Biscoitinhos de queijo, de polvilho, bolos de milho, de banana, entre outros quitutes, adoçaram, ainda mais, a manhã das mulheres. Para finalizar, foi realizada uma apresentação com o Coral Vozes do Cerrado, também do Campus Planaltina, onde foram interpretados sucessos nacionais e internacionais, dedicados, especialmente, Hercirlei, mãe e avó: 'Eu me sinto muito bem no IFB, me sinto uma cidadã'.às mulheres presentes.

Atividades paralelas

Durante as atividades programadas, houve exposição de produtos artesanais, maquiagens e produtos saudáveis no hall de entrada do prédio da reitoria do IFB. Além disso, um cabeleireiro ficou à disposição das mulheres para cortes de cabelos e sobrancelhas.

Exemplos de mulheres

Para a aluna do curso de Panificação, Ana Cláudia Santos, ser mulher é viver se dedicando ao próximo. Mãe, moradora de Santa Maria, Ana conta que entrou no programa após sofrer a perda de um filho. “Entrei no Mulheres Mil porque estava precisando ocupar mais o meu tempo, para tentar esquecer dos problemas, mas não achava que iria me interessar. Quando começou as aulas, me apaixonei. É tudo muito bom”, conta Ana Cláudia.

Outro exemplo é Hercilei de Lourdes Oliveira, moradora de Santa Maria. Aluna do curso de camareira, Hercilei conta que apesar das dificuldades, ela vai até o fim: “Vou concluir o curso e vou conseguir um bom emprego”, conta. Para ela, os momentos que passa na escola são especiais. “O nosso grupo é muito unido e me sinto muito bem quando estou lá. Nas aulas, fiz amigas de verdade. Lá me sinto uma cidadã”.

Ana, Hercilei, Maria, Divina. Não importa o nome, a história, a realidade, a vivência. Todas mulheres; guerreiras, amorosas, generosas, merecem reconhecimento, conquistas e sucesso em suas vidas.

Veja mais fotos do evento: