Página inicial > Reitoria > IFB aposta no potencial de seus alunos por meio do programa "Jovens Talentos para a Ciência"

Criado: Sexta, 09 de Março de 2012, 14h28 | Publicado: Sexta, 09 de Março de 2012, 14h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1327

O CNPq e a Capes criaram uma nova modalidade de bolsa de iniciação científica denominada Programa "Jovens Talentos para a Ciência". O principal objetivo desta iniciativa é inserir precocemente os estudantes no meio científico, desenvolvendo talentos e diminuindo a evasão nos cursos de graduação. O IFB está credenciado a participar do Programa.

Seleção

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas em agosto próximo. Para isso, os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação deverão se inscrever, por meio de formulário eletrônico, a serem oferecidos pelas instituições entre os dias 13 e 23 deste mês (março de 2012). Os alunos serão selecionados por suas instituições, mediante prova de conhecimentos gerais elaborada pelo Programa CsF, a ser aplicada no próximo dia 29 de abril. A nota do teste pode ser utilizada ainda para futuras classificações no CsF. Os aprovados receberão bolsas no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses.

Podem participar alunos que estiverem cursando o primeiro semestre de seu curso superior, em qualquer área e em qualquer modalidade (Licenciatura ou Tecnologia). O Programa pretende resultados que vão além de desenvolver talentos, como explica o presidente do CNPQ, Glaucius Oliva: "nossa prioridade a melhoria do desempenho acadêmico no curso".

Nesta primeira seleção, serão alocadas 6.000 bolsas, distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cada instituição, o que totalizará um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciano Toledo, "o Ciência Sem Fronteiras inicia um importante processo em que a pesquisa é fundamental para a construção de uma educação formativa, em contraste com a educação informativa tradicional."

Porta aberta para o futuro

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o programa foi desenhado após a experiência de sucesso com os estudantes do Ciência sem Fronteiras (CsF), para o qual o "Jovens Talentos" poderá ser uma porta de entrada. A nota do teste, alcançada nesta seleção, poderá ser utilizada para futuras classificações no CsF.

Glaucius Oliva acredita que o programa suprirá uma necessidade brasileira. "Olhando para o cenário da educação, temos uma lacuna no que diz respeito aos talentos que entram no ensino superior. A ideia é que façamos um programa precoce que motive o estudante a investir em seu aprendizado e a desenvolver um padrão de excelência desde o início de sua graduação", disse Glaucius."O Programa vem mostrar ao estudante que vale a pena estudar e se engajar, frisando que este é uma porta aberta para o Ciência sem Fronteiras", completou.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNPq.