Página inicial > Reitoria > IFB investe na modernização das bibliotecas com implantação de sistema de radiofrequência

Criado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 15h42 | Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 15h42 | Última atualização em Quinta, 26 de Mai de 2022, 15h51 | Acessos: 597

O Instituto Federal de Brasília (IFB) investiu R$1,8 milhão para aquisição e implantação de sistema de identificação por radiofrequência, conhecido pela sigla RFID — do inglês “radio frequency identification” — nas dez bibliotecas da instituição. O recurso foi viabilizado por emenda do deputado federal Professor Israel Batista (PSB-DF).

A tecnologia RFID utiliza etiquetas nos livros, permitindo sua identificação por meio da gravação de dados e conexão via sensor com o computador. O sistema oferece maior controle e rastreabilidade, facilitando a gestão das obras. A tecnologia também agiliza o empréstimo e a devolução e contribui com a segurança do acervo da instituição.

O Sistema

O sistema RFID é formado por uma antena; um transceptor, que transfere a informação por meio de um sinal para o dispositivo leitor; e um transponder, que é a etiqueta de radiofrequência propriamente dita e contém o circuito com a informação que será transmitida.

A antena do sistema emite o sinal contendo a informação do circuito integrado para o leitor, que transforma as ondas de rádio em dados digitais, que podem ser lidos pelos computadores e, a partir de então, analisados e utilizados para os mais diferentes fins.

Inauguração

Durante a solenidade de inauguração do sistema no IFB Campus Riacho Fundo, nesta quinta-feira, 26 de maio, o diretor da Unidade, Gervásio Neto, agradeceu em nome de todos os diretores de campi do IFB. E a coordenadora da Biblioteca local, Danyelle Mayara Silva, destacou que o sistema de segurança patrimonial é uma etapa vencida e ampliará o acesso às informações dos pesquisadores e a formação cidadã dos estudantes que serão profissionais melhores. “As bibliotecas dos campi do IFB são integradas em um sistema. São mais de 80 mil livros que atendem nossos  20 mil estudantes”, comentou.

“O Instituto Federal é um modelo de escola pública. Ele oferta autoestima para suas comunidades, indo além da importância de suas paredes, demonstrando em ações uma educação de qualidade e inclusiva. É uma alegria saber que projetos desenvolvidos pela Instituição valorizam o desenvolvimento no nosso país, afirmou o deputado Professor Israel.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, também agradeceu a emenda destinada ao RFID e mais uma parceria com o Prof. Israel, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. “Fazemos questão de prestar contas para nossa sociedade de cada passo dado. Este sistema é uma representação de algo bem maior que é o acesso mais tranquilo ao nosso acervo bibliográfico e a segurança de nosso patrimônio, é a ampliação de oportunidades na transformação de nossos estudantes com o conhecimento”, disse.

Durante a visita do Prof. Israel ao IFB Campus Riacho Fundo, ele pode também ouvir os gestores do IFB integrantes do Colégio de Dirigentes e visitou as obras do Centro de Formação Tecnológica (CFT) e aulas práticas dos cursos técnicos na área de Gastronomia.

Confira no Flickr do IFB as imagens da inauguração: https://flic.kr/s/aHBqjzRDqa