Página inicial > Reitoria > Prevenção de drogas une Correios, Senad e IFB

Prevenção de drogas une Correios, Senad e IFB

Criado: Quinta, 15 de Março de 2012, 17h01 | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2012, 17h01 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1978

Começa no dia 19 próximo, às 13 horas, o curso semipresencial de “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho”. A iniciativa junta o Correio, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o IFB – Campus São Sebastião,  numa parceria que também atende às demandas sociais. As aulas presenciais serão no campus da Universidade dos Correios/Unicorreios, localizada na L4 Norte, e a primeira turma – 60 alunos – é composta por servidores dos Correios e do IFB, mais alunos da comunidade.

Para auxiliar o campus na montagem do curso foi solicitada a presença da professora Vânia Medeiros, nossa colega do IF da Paraíba, que já desenvolve trabalhos e pesquisa nesse campo, juntamente com a Senad. A oferta de cursos na área foi uma das reivindicações apresentadas em 10 de maio de 2011, quando da realização de audiência pública na área de atuação do Campus São Sebastião. Além da prevenção, a comunidade quer cursos voltados ao tratamento e à reabilitação dos dependentes químicos.

Para a Senad, o consumo de drogas é um dos “complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos, exigindo que o governo e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem”. Nesta abordagem, a secretaria descentraliza as ações e estabelece parcerias “com a comunidade científica e organizações sociais, além da ampliação e do fortalecimento da cooperação internacional voltados ao tema”.

A estratégia de governo está definida em três eixos de atuação: diagnóstico sobre o consumo de drogas, seu impacto nos diversos domínios da vida da população e as alternativas existentes; capacitação dos que trabalham diretamente com o tema e de multiplicadores de informações de prevenção, tratamento e reinserção social, e a implantação de projetos estratégicos de alcance nacional que ampliem o acesso da população às informações, ao conhecimento e aos recursos existentes. A participação do Campus São Sebastião respalda-se  nos dois últimos eixos.

Curso

O curso de “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho” oferecido pelos parceiros Correios, Senad e Campus São Sebastião é de Formação Inicial e Continuada/FIC. Do dia 19/03 ao dia 22/03, ocorre a primeira parte presencial do curso compreendendo temas, como Dependência Química, Modelos de Prevenção, Políticas Públicas sobre o Uso de Drogas no Brasil, Drogadição na Contemporaneidade e treinamento aos alunos em plataforma de Ensino a Distância. De 23/03 a 28/06 ocorre o aprendizado a distância e, ao final dos módulos, os alunos deverão elaborar projeto de prevenção que deverá ser implantado nas regionais do Correio ou na comunidade, visando à multiplicação dos conhecimentos. Entre os dias 03 e 05 de julho, os alunos apresentarão os projetos no seminário de conclusão do curso.

Concurso

Estudantes, fotógrafos e músicos de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o tema “A prevenção ao uso de drogas é compromisso de todos”. Há cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia, com prêmios de até R$ 6 mil. Os trabalhos podem ser enviados até 27 de abril.

Mais informação: http://migre.me/8iwwd