Semana do Meio Ambiente — Saiba a diferença entre lixo, rejeito e resíduo
Dando sequência à série sobre a Semana do Meio Ambiente no IFB, é importante falarmos sobre o lixo que produzimos. Saber a diferença entre lixo, rejeito e resíduo para proporcionar uma gestão eficiente e de qualidade. O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem. E o lixo está presente em todos os dez campi do IFB, com especificidades diferentes, conforme a vocação de cada um dos campi.
Confira mais algumas experiências da Comissão IF Ambiental relatadas pelas professoras do IFB Campus Brasília e do IFB Campus Planaltina.
IFB Campus Brasília — Professora Simone Pinheiro dos Santos, Curso Técnico em Eventos
O que é feito hoje no seu campus para proteger o meio ambiente? Dê exemplos práticos dessa rotina?
A própria estrutura física do IFB Campus Brasília contribui muito para termos bons resultados, porque segue princípios de sustentabilidade, como os telhados verdes nos quatro prédios do campus que diminuem a poluição e melhoram a qualidade do ar das cidades, que ajudam a combater o efeito de ilhas de calor, melhoram o isolamento térmico e a acústica da edificação. Temos uma gestão que apoia as ações de sustentabilidade e dá o exemplo não utilizando mais plásticos descartáveis em reuniões e uma coordenação de sustentabilidade e diversidade, e o campus já fez pesquisa para identificar os tipos de resíduos gerados. Outro avanço é que nas salas de aulas foram retiradas as lixeiras — o que facilitou a coleta apenas nas salas de aula.
Quais atitudes em termos de educação ambiental são estimuladas entre a comunidade acadêmica?
Empatia pelo catador de resíduos com visitas técnicas a centrais de triagem. Empatia aos colaboradores da limpeza incluindo nos eventos e dando espaço de fala nas semanas pedagógicas.
Onde ainda é possível melhorar as práticas ambientais no seu campus?
A gestão de resíduos foi iniciada e interrompida com a pandemia. Apesar de existirem as lixeiras de coleta seletiva, precisamos melhorar os processos de armazenamento e destinação correta, bem como firmar parcerias com cooperativas. Temos que reiniciar tudo o que aconteceu antes da pandemia, pois colaboradores mudaram e há estudantes que nunca frequentaram presencialmente o campus.
Temos como próxima meta retirar as lixeiras dos departamentos e deixar apenas nos corredores. Afinal, não são apenas os estudantes que precisam aprender a se responsabilizar pelos seus resíduos. Docentes e técnicos também.
Na sua opinião, qual o momento ou fato que mais representou o engajamento na área de educação do seu campus?
O momento de mais engajamento foi no plantio dos jardins. Fizemos questão de fazer mutirões de plantio com toda a comunidade. Envolver a comunidade fez com que todos criassem apego e cuidado pelos jardins.
Quais os principais tipos de lixo encontrados no seu campus, de acordo com as especificidades dos cursos ofertados por lá ? Quais são considerados recicláveis?
O IFB Campus Brasília produz principalmente papel e plástico, como resíduos recicláveis. As latas, quando tínhamos cantina, eram destinadas aos colaboradores da limpeza, que as vendiam e, com o valor, custeavam o lanche da tarde. No momento não temos cantina; assim, a produção de orgânicos é pequena. Mas em breve teremos uma cantina e já colocamos em contrato que esta precisa destinar os orgânicos para o biodigestor que está em construção no campus.
IFB Campus Planaltina, Professora Paula Petracco — Curso de Tecnologia em Agroecologia
O que é feito no seu campus para proteger o meio ambiente? Dê exemplos práticos dessa rotina
Em nosso campus são desenvolvidas várias atividades voltadas à proteção ambiental, desde projetos de restauração da vegetação do Cerrado, produção de adubos orgânicos feitos com restos de comida e estercos, coleta de microrganismos eficientes nas matas ciliares do campus, sistema biodiverso de plantas medicinais, sistemas agroflorestais, viveiro de produção de mudas para reflorestamento de áreas do Cerrado, produção de milho crioulo feita sem agrotóxicos, entre outras iniciativas.
Quais atitudes em termos de educação ambiental são estimuladas entre a comunidade acadêmica?
Foi promovida a implantação do Jardim Cerratense e Ana Primavesi; a produção de mudas de espécies nativas do Cerrado; a realização de trilhas ecológicas e a implantação de áreas de restauração ambiental.
Onde ainda é possível melhorar as práticas ambientais no seu campus?
Nosso desafio é tornar o campus uma área livre de agrotóxicos e de organismos geneticamente modificados.
Na sua opinião, qual o momento ou fato que mais representou o engajamento na área de educação do seu campus?
O lançamento do livro "Parque Colégio Agrícola de Brasília — uma abordagem transdisciplinar para o ensino, pesquisa e extensão", que foi lançado pela editora do IFB e envolveu cerca de 40 autores, entre servidores e discentes do IFB Campus Planaltina.
Quais os principais tipos de lixo encontrados no seu campus, de acordo com as especificidades dos cursos ofertados por lá? Quais são considerados recicláveis?
Por aqui, os principais lixos são os restos de comida, resíduos de laboratório (perfurocortantes, reagentes, luvas, máscaras, papel-toalha, vidro, seringas). caixas de papelão, isopor, embalagens de agrotóxicos e fertilizantes. Lixo de escritório (resto de lápis, grampos de metal, papel). Desses, os únicos que não podem ser reciclados são os perfurocortantes e os resíduos tóxicos (reagentes).
Fonte pesquisada: https://www.vgresiduos.com.br/
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