Semana do Meio Ambiente — Os 5 Rs no IFB: Seja parte dessa mudança!
Ainda na Semana do Meio Ambiente (de 2 a 5 de junho), vale reforçar que a Comissão IF Ambiental se baseia no princípio dos 5 Rs. E, afinal, você sabe o que é isso? Nada mais do que a adoção de atitudes práticas no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.
1º Repensar
A ação repensar busca a reflexão sobre os processos socioambientais de produção, desde a aquisição da matéria-prima, passando pelos processos e condições de trabalho (ou seja, modo de produzir), pela distribuição dos produtos, até o descarte dos resíduos. É necessário, também, repensar como o seu cliente descartará o produto no fim de seu ciclo de vida.
2º Recusar
Recusar consiste na etapa de não aceitar produtos ou tratamento de resíduos que tenham um significativo impacto ambiental. A instituição deve dar preferência por adquirir produtos e serviços que não agridam o meio ambiente. O ato de recusar incentiva os fornecedores a buscar tecnologia que melhore seus processos, tornando-os menos agressivos ao meio ambiente.
3º Reduzir
Quando reduzimos o consumo, consequentemente reduzimos a geração de resíduos. O ponto-chave ao reduzir os resíduos é identificar nas etapas do processo de fabricação os pontos de desperdício ou melhorias que aumentem a eficiência. Outro meio de reduzir é comprar somente aquilo que é necessário, verificando seu estoque e necessidade.
4º) Reutilizar
A ação de reutilizar na política dos 5Rs permite à instituição diminuir seus custos de aquisição e de destinação, uma vez que não será necessário adquirir a matéria-prima para fabricação ou pagar pelo tratamento e disposição em aterros sanitários, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico, na medida em que serão desenvolvidos meios de reaproveitar essas sobras sem diminuir a qualidade dos produtos.
5º) Reciclar
Na política dos 5 Rs, o ato de reciclar deve ser o último procedimento adotado pelas empresas. O importante é diminuir o máximo de resíduos gerados.
Com esse pensamento, o IFB Campus Estrutural tem desenvolvido iniciativas realizadas por meio de projetos de extensão — que têm levado informação a diferentes públicos dentro e fora do campus.
IFB Campus Estrutural — Professora Greice Martins
O que é feito hoje no seu campus para proteger o meio ambiente? Dê exemplos práticos dessa rotina
O consumo de copos descartáveis é reduzido no campus, uma vez que há o incentivo para que todos os servidores utilizem suas próprias canecas. A ação tem sido expandida para os estudantes.
Quais atitudes em termos de educação ambiental são estimuladas entre a comunidade acadêmica?
Diversos docentes do campus desenvolvem projetos na área ambiental. Dentre eles:
- Realização de visitas técnicas para que os estudantes possam compreender a importância da preservação ambiental a partir de vivências práticas. Em visita ao Salto do Tororó, organizada pelos docentes Greice Martins, Eneida Campos, Luiz Fernando Lopes, Fernanda Carvalho e Crisonéia Gomes, estudantes do 3º ano do EMI integrado ao Técnico em Meio Ambiente recolheram os resíduos encontrados, descartados de forma indevida pelos visitantes
- Semana do Meio Ambiente, evento que inclui toda a comunidade acadêmica e estimula importantes discussões na área ambiental. O evento ocorre anualmente desde 2020.
- Ainda considerando o espaço geográfico do campus, é muito presente o fortalecimento de projetos e ações que incluam os catadores de materiais recicláveis. Nesse aspecto, há projetos com a Central das Cooperativas de Catadores, entre os quais destacam-se objetivos como à promoção da saúde e à elevação da escolaridade desses profissionais. Um desses é o projeto "Catando Palavras" é realizado na Central das Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do DF e visa à promoção da escolaridade dos profissionais, por meio do letramento e preparação para a prova do Encceja;
Onde ainda é possível melhorar as práticas ambientais no seu campus?
O gerenciamento de resíduos sólidos do campus ainda carece de atenção. Ainda não há uma política de coleta seletiva implantada.
Na sua opinião, qual o momento ou fato que mais representou o engajamento na área de educação do seu campus?
As ações do campus na área ambiental vêm se ampliando a cada ano. Durante os anos de ensino remoto, diversas medidas e projetos foram realizados com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental local. Foram realizadas obras de infraestrutura, pesquisas com a comunidade acadêmica sobre o descarte de resíduos e diagnóstico ambiental pela comissão IFAmbiental. Destaco a Semana do Meio Ambiente, pois o evento, mesmo de forma on-line, foi capaz de promover uma ampla participação e instigar discussões importantes.
Quais os principais tipos de resíduo encontrados no seu campus, de acordo com as especificidades dos cursos ofertados por lá ? Quais são considerados recicláveis?
O campus produz resíduos perigosos provenientes do curso de manutenção automotiva e que precisam de descarte especial, como óleos lubrificantes. Pesquisa realizada pelas docentes Eneida Campos e Greice Martins, em 2019, mostram que a maior parte dos resíduos produzidos pelo campus são orgânicos, o que indica a necessidade de um gerenciamento específico, com compostagem, por exemplo.
Fonte pesquisada: https://www.vgresiduos.com.br/
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