Confira: Dicas do Alkingel para reforçar os cuidados contra a Covid
As aulas presenciais no Instituto Federal de Brasília foram retomadas em abril, mas os cuidados contra a Covid 19 precisam diariamente ser reforçados. Nas últimas semanas houve um aumento de novos casos no Distrito Federal e temos que continuar fazendo a nossa parte. Em busca do bem estar de toda a comunidade acadêmica foram instalados pontos de álcool e de higienização em todos os campi. Também fizemos uma grande campanha de sensibilização sobre o tema. Vale ressaltar que o distanciamento precisa ser mantido e que o uso da máscara e a higienizaçao das mãos evita o contágio.
Se você ainda tem alguma dúvida ou deseja fazer sugestões entre em contato com a Comissão de Emergência do IFB (COE).
Confira algumas dúvidas mais frequentes e veja o recado do Alkingel!
Ainda será exigido o passaporte da vacina para frequentar as aulas presencialmente? Sim. Para ingresso e permanência de quaisquer pessoas no IFB, é necessária a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19, exceto quando houver contraindicação médica comprovada.
Como é feito o controle do comprovante de vacina? Para os servidores foi criado instrumento específico gerenciado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. No caso dos estudantes, colaboradores e estagiários, cada unidade tem seu próprio instrumento de coleta e conferência de comprovantes.
Qual documentação é válida para comprovar a vacinação completa contra a Covid-19? São considerados válidos os registros constantes dos seguintes documentos oficiais:
I - Carteira Nacional de Vacinação Digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS; ou
II - Comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras ou organizações públicas ou privadas similares.
O uso de máscaras será obrigatório? Sim, incluindo também o uso em todos os eventos, visitas técnicas e projetos de extensão do IFB. O uso correto de máscaras é obrigatório para o ingresso e a permanência de quaisquer pessoas nas unidades do Instituto Federal de Brasília. As máscaras deverão ser utilizadas, durante todo o tempo de permanência nas áreas internas das unidades do IFB, tanto em ambientes fechados quanto em ambientes abertos. As exceções de uso são para pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, além de crianças com menos de três anos de idade.
Posso optar por ter aulas remotas? Não há essa possibilidade. Os cursos do IFB com oferta presencial retornaram ao formato original e não há mais legislação que ampare o formato remoto para o ano letivo de 2022 (Lei 14.218/21). A regra agora é o presencial. O trabalho e o ensino remoto serão exceções. As bibliotecas e todos os serviços do IFB estão todas em funcionamento também.
Como será a aula para o estudante com suspeita ou contaminação da Covid-19? Para os estudantes sintomáticos ou que testarem positivo para a Covid-19, o afastamento das atividades presenciais deverá ser imediato e necessária apresentação de atestado de saúde médica para justificativa das ausências.
ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO DE RISCO E BIOSSEGURANÇA
Quais estratégias o IFB usa durante o retorno presencial para evitar riscos de contaminação? Cuidados foram e estão sendo reforçados. Os Comitês Locais (CL) de Emergência dos campi e da Reitoria elaboraram planos de contingência para enfrentamento da Covid-19 e documentos de procedimento operacional padrão (POP).
Equipes de limpeza cuidarão da higienização periódica dos ambientes, mas você também pode fazer sua parte e higienizar com álcool 70%: cadeira, mesa e materiais de uso comum antes de utilizá-los. Procure o dispensador de álcool mais próximo.
Confira aqui vídeo com outras orientações.
Como agir em caso de alguma pessoa descumprir as medidas de biossegurança?
Primeiramente, seja cortês e tente orientá-la a seguir as normas de biossegurança. A proteção coletiva é responsabilidade de cada indivíduo.
Persistindo a situação, comunique ao responsável mais acessível – professor(a) da disciplina, coordenador(a) do curso, servidor(a) técnico-administrativo (a) – ou à direção da unidade – para que as providências sejam tomadas.
A Ouvidoria do IFB também está à disposição para acolher sugestões, elogios e reclamações.
Como será o distanciamento físico nos ambientes do IFB?
As unidades do IFB deverão organizar os espaços de forma a permitir o distanciamento social. A organização dos espaços será realizada pelos campi e Reitoria envolvendo os Comitês Locais, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias e possibilidades de infraestrutura de cada unidade.
Deverá ser mantido o afastamento entre as pessoas, evitando-se aglomerações e contato pessoal (como abraços, apertos de mão e outros).
Nos ambientes abertos e fechados, com o intuito de evitar o contágio, procurar manter, sempre que possível, distância de um metro entre pessoas, inclusive nos casos de formação de filas para atendimento.
Evitar aglomerações e reduzir a ocupação de elevadores, escadas e ambientes restritos, incluídas as instalações sanitárias.
Haverá suspensão das aulas caso haja casos confirmados na turma?
A turma com aulas presenciais somente deve ser suspensa se houver a confirmação de três casos ou mais (simultaneamente), sendo a turma afastada por sete dias a contar da confirmação do terceiro caso. Os casos suspeitos com sintomas e os casos confirmados devem ser reportados ao Comitê Local da unidade para que as medidas necessárias sejam avaliadas e encaminhadas.
Redes Sociais