Página inicial > Reitoria > IFB vai instalar mais 10 usinas de produção de energia solar

IFB vai instalar mais 10 usinas de produção de energia solar

Criado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 11h49 | Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 11h49 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 11h49 | Acessos: 495
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) segue no caminho da sustentabilidade, com produção de “energia limpa”. Com o financiamento por meio de uma emenda da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), no valor de R$ 1,5 milhão, a instituição vai iniciar a etapa 3 do projeto, com a instalação de mais dez usinas fotovoltaicas.

Segundo o pró-reitor de Administração do IFB, Rodrigo Ledo, as usinas da Etapa 3 serão instaladas em todos os campi da instituição. “Essa etapa vai ampliar a matriz de energia fotovoltaica do IFB, aumentando em mais dez usinas, cuja produção será de até 20kW de potência cada uma. Além disso, a emenda vai proporcionar a instalação da subestação de energia do IFB Campus Planaltina, o que possibilitará a ativação de todas as usinas lá instaladas. O processo já está em fase de licitação, com o edital publicado e a sessão pública ocorrerá no fim do mês”, destaca o pró-reitor.

Com exceção do IFB Campus Planaltina, todas as outras unidades do IFB já contam com suas usinas em pleno funcionamento, gerando energia e diminuindo os custos mensais com energia elétrica.

“Conforme o panorama, estamos muito animados com a economia que tem gerado, mas, também é importante para a comunidade perceber que o IFB está engajado na preservação do meio ambiente com a geração de energia limpa. Embora a maior parte dos painéis solares foram instalados no telhado das edificações, alguns conjuntos foram instalados no chão, como no caso das unidades de Planaltina, Samambaia e Gama. Assim, eles podem ser observados pela comunidade do IFB”, explica Ledo.

A deputada federal Erika Kokay destacou a relevância do ensino ofertado pelos institutos federais, “uma educação que dialoga com os anseios da população, inserido nos territórios, que gera desenvolvimento da ciência e respeito à natureza”. “A energia fotovoltaica, que é limpa, está dentro deste contexto. Os IFs são expressão da cultura, da ciência e do desenvolvimento pela soberania do Brasil. Fico feliz em contribuir com o IFB no avanço deste modelo de desenvolvimento sustentável”, afirmou a deputada.