Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Ciência sem Fronteiras: novas chamadas para graduação sanduíche
Início do conteúdo da página

Ciência sem Fronteiras: novas chamadas para graduação sanduíche

Criado: Segunda, 19 de Março de 2012, 10h29 | Publicado: Segunda, 19 de Março de 2012, 10h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2247

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgam novos editais para o programa Ciência sem Fronteiras na modalidade graduação sanduíche. As oportunidades são para estudos na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições vão até 30 de abril.



Para estas chamadas, o programa conta com o apoio do G8 Universities; LatinoAustralia; Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française de Belgique (CIUF); De Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR); Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO); Canadian Bureau for International Education (CBIE); Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP); universidades da Coreia do Sul; Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha; Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic); e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).



O CsF pretende propiciar nas áreas prioritárias a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.



Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. É importante também observar os testes de proficiência exigidos em cada país.



Todas as despesas do estudante serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições.

 

Veja os editais completos:
Austrália/G8 – chamada nº 112/2012
Bélgica/CIUF – chamada nº 111/2012
Bélgica/VLIR – chamada nº 110/2012
Canadá/CALDO – chamada nº 108/2012
Canadá/CBIE – chamada nº 109/2012
Coreia do Sul/KFPP e outras universidades da Coréia – chamada nº 114/2012
Espanha/ Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha – chamada nº 115/2012
Holanda/Nuffic – chamada nº 116/2012
Portugal/CRUP – chamada nº 113/2012

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página