Página inicial > Reitoria > A próxima edição do Mapa Afetivo de BsB já está a caminho

A próxima edição do Mapa Afetivo de BsB já está a caminho

Criado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h36 | Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h36 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h47 | Acessos: 696

Lançada em 2021, a primeira edição do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília teve ampla repercussão na mídia brasiliense e rapidamente se tornou uma referência para os coffee lovers da cidade. Pensando nisso, foi aprovado o desenvolvimento e criação do “Aplicativo do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília”, pelo Edital da Fábrica de Ideias Inovadoras, promovido pelo Instituto Federal de Brasília - integrado ao Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Diante disso, ainda no mesmo ano, a equipe do projeto coordenado pela professora Ana Paula Jacques, realizou a revisão e atualização do Mapa, que passou a dispor ainda de um selo para indicar as  63 cafeterias de Brasília incluídas na segunda edição. “É importante dizer que a cena dos cafés especiais é altamente dinâmica aqui na capital, o que se tornou um desafio constante manter o Mapa atualizado e relevante como desejamos”, destaca a professora.

E o melhor é que as pesquisas para a nova edição já começaram. Além da participação da barista Mari Mesquita como voluntária do projeto, há duas estudantes bolsistas do IFB pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FAP-DF. Nesta primeira fase, a equipe está realizando atividades de campo e levantamento de dados por meio do formulário que pode ser preenchido por aqui.

São quatro categorias de empreendimentos relacionados aos cafés especiais que poderão ser cadastrados: cafeteria; torrefadora; produção cafeeira; e outros serviços relacionados ao café. O formulário deverá ser preenchido apenas por algum responsável (sócio/proprietário; produtor rural; gerente; barista) pelo empreendimento.  As informações que forem coletadas servirão também como base para a seleção, catalogação e classificação dos cafés, torrefadoras e fazendas produtoras de café do Distrito Federal (e RIDE-DF).

O aplicativo do Mapa Afetivo dos Cafés será lançado este ano durante o evento ConectaIF - que reune tecnologia, inovação e muito conhecimento, e ocorrerá em novembro.  Com o aplicativo, a principal vantagem é que o Mapa sempre estará atualizado, condizente com a dinâmica do mercado brasiliense que tem se mostrado em constante expansão. “O público também ganha com isso, pois, estamos planejando uma série de inovações para o projeto. Os coffee lovers de Brasília não perdem por esperar! “, reforçou animada a professora Ana Paula.

Quer saber mais sobre o Mapa Afetivo dos Cafés de BsB?  Acesse o site www.comidaprapensar.com e baixe as outras versões do Mapa.