Página inicial > Reitoria > Dia 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue

Criado: Terça, 14 de Junho de 2022, 17h54 | Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 17h54 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 17h54 | Acessos: 292

Nesta terça-feira, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Esta é uma causa que sempre mobiliza servidores e estudantes do Instituto Federal de Brasília, especialmente o IFB Campus Planaltina que tradicionalmente realiza campanhas periódicas.

Segundo Vicente Paulo Durães, esta mobilização já tem décadas, desde do período do Colégio Agrícola. “Estou envolvido com as campanhas há 27 anos”, contou, adiantando que a próxima está prevista para o final deste mês. “Temos uma parceria com o Hemocentro. Ele busca e leva os doadores”.

O atual diretor de Administração do IFB Campus Planaltina, Reginaldo Pereira Ramos, por exemplo, é doador de sangue desde 2007, sendo também cadastrado como doador de medula óssea. Ele nunca precisou de receber sangue, mas sempre doou para amigos e pessoas próximas que as vezes fazem campanhas nas redes sociais. “Acho importante o quanto essa simples decisão tem um impacto tão enorme e decisivo na vida do recebedor”, destacou.

Adriana Soares Câmara, assistente de aluno que trabalha no Registro Acadêmico do IFB Campus Planaltina, também é doadora há um bom tempo. Ela aproveita e incentiva as garotas a serem doadoras. “Mesmo que pareça clichê, doar sangue realmente é um ato de amor, através de uma bolsinha de sangue podemos ajudar várias pessoas. Nós, mulheres, podemos doar três vezes ao ano e o sentimento de alegria e satisfação ao doar é imenso. O procedimento para doação é bem simples e recebemos todo suporte das equipes envolvidas no processo. Quem têm os requisitos para ser doador de sangue, não pode perder tempo, é muita gente precisando e a carência de doadores é grande. É um gesto simples, mas de grande valor”.

Saiba mais sobre Doação de Sangue na página do Hemocentro do DF: https://www.fhb.df.gov.br/