Página inicial > Reitoria > IFB vai ao Congresso por Síndrome de Down

IFB vai ao Congresso por Síndrome de Down

Criado: Quarta, 21 de Março de 2012, 18h43 | Publicado: Quarta, 21 de Março de 2012, 18h43 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1764

A Pró-Reitoria de Extensão participou, nesta quarta-feira (dia 21.02), da solenidade comemorativa do Dia Internacional da Síndrome de Down, ocorrida no Salão Negro, no Congresso Nacional. Na oportunidade foram homenageadas pessoas, organismos e instituições que promovem e realizam ações e projetos de inclusão social, a exemplo do que fazem os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas/Napne, dos Institutos Federais. Estiveram na cerimônia representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE, da Associação Down Brasília, Comissão Jovem Gente como a Gente, entre outras.

A comemoração foi iniciativa do deputado federal Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pais de crianças com Síndrome de Down, e marcou o lançamento do portal Movimento Down (www.movimentodown.org.br). O site, explicou Lindbergh, pretende ser  referência para os que buscam informação sobre o tema. Na ocasião, foi aberta consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, cuja finalidade é estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde. “Estamos celebrando hoje não apenas o dia 21 de março  mas ações concretas  em prol dos portadores de Síndrome de Down”, destacou Lindbergh Farias. Para a coordenadora de Educação Inclusiva da PREX, Girlane Maria Florindo, que representou o IFB na solenidade, foi uma “oportunidade de trocar informações e experiência, aprofundando os contatos que temos com a Down Brasília e sua representante, Fabiana Gadelha, com a Comissão Jovem,  Lucimar Malaquias,  APAE/DF e Adriana Lotti”.

A APAE/DF foi uma das participantes do Primeiro Encontro Distrital de Napnes, realizado pelo IFB em outubro passado. Girlane destaca essa integração: “Para nós é importantíssimo, pois estamos nos aproximando de pessoas que já se dedicam ao tema e possuem informações sobre possíveis alunos de nossos campi. Com eles já aprendemos, por exemplo, o lema – Nada sobre nós, sem nós –,  um aval que é muito importante para quem se dedica à área”. Além daquelas entidades, o Napne/PREX já cadastrou, como interlocutores, as associações Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) e a Orgulho Autista do Brasil (MOAB).

Data

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no Brasil e em mais 40 países. A data foi reconhecida por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro do ano passado e é resultado de um esforço liderado pelo Brasil, junto à Assembleia Geral da instituição. “O protagonismo do Brasil no plano internacional está relacionado ao engajamento da sociedade brasileira, internamente, sobre essa causa”, observou o Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, presente à solenidade.

Matéria com informações do Congresso Nacional