Página inicial > Reitoria > Novidades com o espaço recém-inaugurado do IFB na Biotic

Novidades com o espaço recém-inaugurado do IFB na Biotic

Criado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 07h52 | Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 07h52 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 12h01 | Acessos: 933
imagem sem descrição.

O Parque Tecnológico de Brasília — BioTIC foi instalado em 2020 e, desde o início, o Instituto Federal de Brasília tem seu escritório de inovação no local. Nesta quinta-feira, dia 22 de junho, foi reinaugurado o espaço do IFB com uma nova perspectiva de atendimento e consultoria aos estudantes e egressos. O espaço com nova infraestrutura pretende oferecer um ecossistema de cooperação e geração de negócios entre estudantes empreendedores do IFB com foco em parcerias com empresas, universidades e centros de pesquisa. Um ambiente integrado e estruturado para receber esses estudantes foi remodelado e agora conta com ambientes planejados e colaborativos.

O Pró-Reitor de Extensão do IFB, Paulo Wanderley, entusiasta pelo projeto, acredita que investir em talentos permite a criação de inovações. “A previsão é no segundo semestre lançar um edital com a programação para consultoria e atendimento aos estudantes. Nesse sentido, alguns professores inclusive já foram capacitados no mês de maio, e a motivação da equipe é grande para dar início às atividades” , afirmou.

Nova infraestrutura IFB

Um espaço de coworking, capacitação e formação em que todos se conectam e podem empreender, cooperar e inovar gerando muito mais sinergia foi a proposta desenvolvida sob a coordenação do professor Marcelo Silva Leite. O funcionamento do espaço vai acontecer durante o horário de atendimento da Biotic, e os estudantes encontrarão uma equipe multitarefa para as consultorias. Salas com escritórios e capacidade para realizar 150 atendimentos por ano oferecem acesso à rede wi-fi e uso de computadores. Para a realização do projeto e investimento nesse novo projeto na Biotic, o IFB recebeu recursos de emenda parlamentar no valor de R$100 mil da deputada Bia Kicis (PL-DF).

Incubadora tecnológica do IFB

Na visão de incubação de empresas, o espaço foi concebido para que empresas incubadas, empresas juniores e startups criadas por estudantes e egressos da instituição possam receber clientes e fornecedores em um local propício para o desenvolvimento de novos negócios. Entre as capacitações previstas, ministradas pelos professores do Instituto Federal de Brasília, estão as relacionadas ao marketingmarketing digital, comércio eletrônico, à legislação e à regulamentação de empresas no Brasil.

Solenidade oficial

Estiveram presentes a reitora do IFB, Luciana Massukado, o ministro das Ciências, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, a deputada federal Bia Kicis, os pró-reitores do Instituto e diretores de campus.

A deputada Bia Kicis declarou emocionada a importância desse investimento na área de inovação durante seu mandato. "Fico muito feliz e alegre de fazer mais essa entrega, na qual toda minha equipe trabalhou junta para trazer essa emenda para uma instituição como o IFB".

A reitora agradeceu a luta da parlamentar em seu discurso. "Importante ressaltar como essa parceria entre o setor produtivo, as empresas privadas, o Poder Executivo via Ministério e o Congresso Nacional por meio dos parlamentares tem sido fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho. Nossos estudantes poderão receber capacitação para formar suas próprias empresas."

O Espaço Coworking e Empreendedorismo “Caio Narcio in memoriam” é um ambiente de formação criado a partir da parceria entre o IFB, o MCTI e o Biotic. A ideia original do projeto foi do ex-deputado federal Caio Narcio (PSDB/MG), falecido em 2020, vítima da Covid-19. Caio, uma pessoa visionária, foi a ponte entre o IFB, o MCTI e a Apple para tornar possível a criação desse espaço de formação e de coworking que teve o fomento do MCTI.