Página inicial > Reitoria > Campanha: Absorventes para quem menstrua

Campanha: Absorventes para quem menstrua

Criado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 15h49 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 15h49 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 10h28 | Acessos: 840

O Instituto Federal de Brasília - IFB está arrecadando absorventes higiênicos e produtos menstruais. As doações podem ser feitas pela comunidade interna e externa em todos os dez campi do IFB no Distrito Federal.

São aceitos produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual, tais como absorventes descartáveis, absorventes de tecido reutilizáveis, coletores menstruais descartáveis ou reutilizáveis, calcinhas menstruais, além de papel higiênico e sabonete. Os produtos arrecadados serão disponibilizados em todos os banheiros dos campi para os estudantes que menstruam.

Pobreza Menstrual

De acordo com o documento ‘Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos’ (2021) desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), “a pobreza menstrual é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo” vivenciado por meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias que menstruam devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

Considerando que a dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar, ter acesso ao conhecimento sobre os cuidados adequados com seu corpo e às condições básicas de higiene menstrual é fundamental para que estudantes que menstruam possam ter autonomia sobre seus corpos.

O Instituto Federal de Brasília, como instituição de ensino socialmente comprometida, entende que a garantia dos direitos menstruais é fundamental para promover a saúde e alcançar a equidade de gênero, e busca criar condições para que todas as pessoas que menstruam consigam desenvolver seu potencial em sua trajetória escolar dentro da instituição.

Pensando em todos esses aspectos e na situação de vulnerabilidade social de grande parte de nossos estudantes e o agravamento dessas condições pelo cenário de crise desencadeado também pela pandemia, a Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFB divulga a campanha de arrecadação permanente de absorventes higiênicos e demais produtos menstruais em todos os campi do IFB.

Para saber mais sobre a iniciativa, doar ou retirar, procure a recepção dos campi.