Página inicial > Reitoria > IFBLab: Modernização de Laboratórios e Espaços Digitais

IFBLab: Modernização de Laboratórios e Espaços Digitais

Criado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h36 | Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h36 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h36 | Acessos: 424
imagem sem descrição.

Atualmente não podemos mais imaginar a educação dissociada do ambiente digital. A pandemia da covid-19 acelerou o processo de informatização, e os ambientes virtuais foram a saída para que o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão pudessem se manter ativos durante todo o período. Não é mais possível imaginar os cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB) sem contar com as novas tecnologias. Os antigos modelos de salas de aula também estão se transformando. Cada vez mais as aulas práticas em laboratório estão utilizando recursos tecnológicos e o intercâmbio de dados.

Para atender à necessidade de novas tecnologias associadas aos modernos equipamentos de prototipagem, o IFB buscou recursos para modernização de seus laboratórios. Assim, com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Professor Israel (PSB-DF), no valor de R$ 3 milhões, o IFB vai modernizar os laboratórios de informática. Cada campus ganhará um IFBLab, um novo espaço de tecnologias e linguagem digital.

“Esses laboratórios poderão ser utilizados para aulas, cursos e para o desenvolvimento de projetos e pesquisas, contando com equipamentos e sistemas modernos e que permitirão dinâmicas diferenciadas e novas abordagens para trabalhar tecnologia em nossos cursos”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco.

Os IFBLab vão potencializar e enriquecer a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. Também permitirão impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados à linguagem virtual em nosso dia a dia escolar.