Página inicial > Reitoria > Projeto incentiva e empodera a participação de meninas na ciência

Projeto incentiva e empodera a participação de meninas na ciência

Criado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h38 | Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h38 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h13 | Acessos: 706
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília realizará ainda neste ano a segunda edição do Projeto Meninas na Ciência, com recursos de emenda da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) no valor de R$ 100 mil. A proposta envolverá 50 meninas dos mais variados cursos ofertados nos dez campi do IFB, com o intuito de incentivar e fortalecer a presença das mulheres no mundo acadêmico, estruturando ideias e desenvolvendo propostas inovadoras e, dessa forma, contribuir para reduzir as disparidades de gênero.

Em 2022, a proposta é ampliar a quantidade de meninas e de áreas de conhecimento, mostrando que o IFB é plural e que as meninas podem fazer ciência nos mais diversos eixos tecnológicos. Cada menina poderá vivenciar uma experiência de se transformar em uma multiplicadora. Durante o Conecta IF 2022 — que acontece de 17 e 22 de outubro deste ano — será realizada uma das etapas principais, envolvendo a comunidade acadêmica e mostrando que o conhecimento pode e deve ser compartilhado, ampliando a rede de conexões entre as meninas e os visitantes.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco, esclarece que o projeto foi pensado de maneira a proporcionar diversidade de ideias, propostas e pensamentos.

“Como resultado, esperamos que as meninas encontrem novas formas de se conectar, modificar sua comunidade e trazer novas perspectivas para a Instituição. É o IFB transformando conhecimento abstrato em propostas concretas, fortalecendo o prazer de criar, produzir e disseminar o conhecimento. Meninas e mulheres produzindo ciência e gerando conhecimento”, destaca Giovanna.

Meninas na Ciência

O projeto teve suas primeiras discussões no IFB em 2017. Naquele momento, a proposta surgiu como um desafio de incentivar a participação de mais meninas em projetos nas áreas de ciências, especialmente química, física, biologia e matemática.

Em 2018 foi realizada a primeira edição do “Meninas na Ciência”, durante o ConectaIF daquele ano, com temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e às metas do Plano Nacional de Educação. Durante uma semana, 41 estudantes vivenciaram um programa de imersão, contando com mentores para o desenvolvimento de protótipos de equipamentos ou experimentos a serem utilizados por alunos do ensino médio nas disciplinas de química, física ou biologia.

ConectaIF 2022

O evento reunirá, de 17 a 21 de outubro, ações ligadas à pesquisa, inovação, ensino, extensão e cultura, envolvendo tecnologia e muito conhecimento.

As atividades serão realizadas com apoio de servidores técnicos e docentes, bem como de colaboradores, estagiários e estudantes. Neles são oferecidas centenas de atividades, todas gratuitas, e nas mais diversas áreas de conhecimento. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições, exposições e muito mais.