Página inicial > Reitoria > ConectaIF 2022 é lançado no IFB Campus Brasília

ConectaIF 2022 é lançado no IFB Campus Brasília

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h20 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h20 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 12h16 | Acessos: 1375
imagem sem descrição.

O evento ConectaIF 2022 foi lançado na tarde dessa quinta-feira, 30 de junho, em solenidade realizada no IFB Campus Brasília. O ConectaIF é um evento do IFB de grande porte e está sendo realizado devido à emenda no valor de 1 milhão de reais destinada pelo deputado federal Professor Israel (PSB-DF). Na ocasião, a logomarca da edição 2022 do evento também foi oficialmente divulgada para o público presente.

A solenidade teve a participação da reitora, Luciana Massukado, do deputado Professor Israel, da diretora-geral do IFB Campus Brasília, Patrícia Lima, da coordenadora-geral do evento, Giovanna Tedesco, e da superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, Renata de Castro.

Durante o lançamento, o tom foi de emoção. Todos os presentes à mesa estavam entusiasmados com a retomada desse grande evento do IFB após dois anos de pandemia. Em sua fala, a reitora agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização, planejamento e execução do Conecta. “São centenas de mãos, cabeças e corações investindo nesse grande evento que é o Conecta, que eu considero um mundo dentro de uma instituição de educação, ciência e tecnologia. Neste evento, vamos celebrar a vida após dois anos de pandemia, com um momento de integração, conversas, abraços, mostrando pra sociedade o que a gente tem de melhor. É tempo de conexão!”, disse.

Patrícia Lima teve um discurso emocionado e afirmou que estava feliz pelo IFB Campus Brasília sediar um evento tão importante pro IFB. “Que emoção estar aqui depois de todo esse tempo de isolamento e a gente poder se conectar novamente. Chegou a hora de comemorar e celebrar o nosso potencial. Com grande alegria vamos sediar o Conecta este ano novamente e que a gente possa fazer um Conecta realmente conectado”, finalizou a gestora.

Giovanna Tedesco destacou que o evento só foi possível devido à emenda parlamentar do deputado Professor Israel. “O Conecta é o momento de mostrar, pra dentro e pra fora dos muros da instituição, tudo o que a gente produz no IFB, expondo nossos inúmeros projetos e devolvendo pra sociedade tudo o que a gente faz aqui”, disse.

Ela aproveitou pra citar todos os subeventos que acontecerão este ano dentro do Conecta: IncluIF, Conexão Empresarial e ExpoIF, Feira de Estágio e Emprego, Qualific Express, Festival de Arte e Cultura, Meninas na Ciência, Conecta Jovem, Vitrine dos Saberes, Fábrica de Ideias Inovadoras, Café com Ciência, Click na Pesquisa, Semana de Produção, IF Olímpico, Roda de Conversa, Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias, Fórum de Educação a Distância, Seminários de Educação Profissional e Viva com Saúde.

Já o deputado professor Israel destacou que, até hoje, 42 milhões em recursos de emenda parlamentar já foram destinados ao IFB em seu mandato. “Vale a pena investir nos institutos federais; sinto muito orgulho de fazer parte disso e sei que o IFB tem técnicos administrativos e docentes comprometidos com a educação e extremamente qualificados. Quero parabenizar o IFB por esse evento grandioso”, afirmou o deputado.

ConectaIF

O ConectaIF, que este ano acontece no período de 17 a 21 de outubro, é um evento realizado pelo IFB desde 2016 e surgiu a partir da Semana de Produção. A última edição, que aconteceu em 2019, antes da pandemia, também no IFB Campus Brasília, teve um público de mais de 30 mil pessoas.

Em 2022, o evento será híbrido, com algumas atividades transmitidas ao vivo, mas a maioria da programação será presencial, explicou a coordenadora-geral do evento, Giovanna Tedesco. “Contamos com mais de 20 coordenadores dos subeventos e de todas as atividades de apoio aos bastidores para que tudo ocorra como planejado. Além disso, mais de 400  pessoas vão compor as equipes dos subeventos e monitores para que eles possam ser realizados ao longo da semana do Conecta”, detalhou.

O  principal  objetivo  do evento  é  fomentar  o  diálogo  entre  as  várias  ações  desenvolvidas  no âmbito  da  Educação  Profissional  e  Tecnológica,  englobando  a  difusão  de  conhecimento  com  a  participação  efetiva de  pesquisadores,  professores  e  alunos  da  Rede  Federal  de  Educação  Profissional,  Científica  e  Tecnológica  e  da comunidade  escolar  do  GDF  e  entorno,  além  de  outras  instituições  públicas  e  privadas  de  ensino.  O ConectaIF também  promove  a  interação  entre  gestores,  empresários,  representantes  de  instituições  parceiras,  além  de fortalecer e  apresentar  o  IFB  a  todo  o  público  visitante.

“A nossa maior expectativa é que a gente consiga fazer nossos estudantes terem a sensação de pertencimento ao IFB, de que é possível realizar integração dentro do seu próprio campus, com outros campi, com a Reitoria. Que todas as unidades possam sentir que fazem parte de um grupo só chamado IFB. Este é o momento de mostrar todo mundo junto, nós somos um só IFB, caminhando em direção à inclusão”, disse a coordenadora do evento Giovanna Tedesco.

O evento  reúne  atividades  ligadas  à  pesquisa, inovação,  ensino,  extensão  e  cultura,  envolvendo  tecnologia  e  muito  conhecimento.  As ações são  realizadas com  apoio  de  servidores  técnicos  e  docentes,  bem  como  de  colaboradores,  estagiários  e  estudantes.  No ConectaIF, são oferecidas  centenas  de  atividades,  todas  gratuitas,  e  nas  mais  diversas  áreas  de  conhecimento.  São  oficinas, mostras,  workshops,  rodas  de  conversa,  protótipos  de  produtos,  arte,  cultura,  palestras,  competições,  exposições e  muito  mais.