Página inicial > Reitoria > Inaugurado Laboratório de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional no Campus Taguatinga

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 18h15 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 18h15 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 18h15 | Acessos: 803
No dia 1 de julho, sexta-feira, foi inaugurado o Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (Papp/Lab) pelo Instituto Federal de Brasília. O espaço de pesquisa será mais um ambiente no IFB Campus Taguatinga para o incentivo e estímulo aos estudantes em  desenvolver  de forma prática os aprendizados de suas formações e seus cursos.
O recurso veio de emenda parlamentar no valor de R$1 milhão, da deputada federal Erika Kokay, Com esse investimento, o Campus Taguatinga e os demais campi do IFB vão receber  equipamentos de prototipagem que vão ser utilizados pelos estudantes, juntamente com o apoio acadêmico de técnicos e professores.

Laboratório e equipamentos turbinados

O projeto, por meio da estruturação e implantação de PAPP Labs, que são laboratórios no estilo open labs com equipamentos voltados à cultura da prototipagem, tem como intuito fomentar ações e projetos de pesquisa ligados às atividades práticas desenvolvidas nos cursos técnicos e superiores do IFB, com vistas ao aprimoramento de conhecimentos e metodologias inovadoras, além de práticas profissionalizantes ou experimentais.

Os PAPP Labs permitirão enriquecer a formação dos estudantes na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. A estratégia visa a impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados às disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Além disso, o projeto vai fortalecer as ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFB), cuja atuação busca apoiar as ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia.

Além disso, a proposta visa a desenvolver ações ligadas à prática profissional de estudantes e docentes em formação e ligados à educação profissional, criando e fortalecendo as relações de verticalização na instituição, assim como ações voltadas à inclusão na educação profisisonal e tecnológica.

Entre os mobiliários estão mesas, poltronas e balcões para atendimento às necessidades de pesquisa dos estudantes. Além de equipamentos tecnológicos como computadores, impressoras 3D, máquinas de prototipagem e demais objetos para uso nas práticas educacionais.

Solenidade de inauguração

A inauguração do espaço contou com a presença da reitora do IFB, Luciana Massukado, da deputada federal, Erika Kokay, de vários gestores do IFB, além da comunidade estudantil. O diretor do IFB Campus Taguatinga, Leonardo Leodido, elogiou a entrega do laboratório para a comunidade acadêmica.

O diretor Leonardo Leodido, IFB Campus Taguatinga, agradeceu a deputada pela destinação dos recursos e reafirmou a importância dos equipamentos.

"Vamos ampliar a nossa capacidade de atender os estudantes com as novas aquisições. O uso dos computadores e recursos serão autogeridos pelos estudantes, em um modelo de gestão compartilhada que já funciona bem no Campus. A partir da prototipagem, vamos explorar nosso potencial educacional", agradeceu o diretor.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto, Giovanna Tedesco, lembrou que essa é uma necessidade antiga dos Campus e que agora pode ser efetivada.

"Os alunos vão desenvolver no laboratório aquilo que vão trabalhar ser  na vida deles - como prática profissional. Agora cada campus vai ter um espaço desse com a mesma linguagem e equipamentos de prototipagem", afirmou ela.

A Deputada Federal, Erika Kokay, acredita que o IFB realmente investe nas potencialidades humanas.

"A Educação não deve ser apenas conteudista, mas  constituída de ciência e conhecimento - reunindo assim muitas inteligências. Assim é o IFB e segue na escuta das necessidades da comunidade", explicou.

"Os Institutos Federais são dinâmicos e tem vida. Este é mais um momento muito importante para os estudantes, a gente pode ver como esse novo espaço brilha no olho do nosso aluno, principalmente após a pandemia", relatou a Reitora do IFB, Luciana Massukado.