Página inicial > Reitoria > Oficinas do IFB na SBPC movimentam estande com atividades

Oficinas do IFB na SBPC movimentam estande com atividades

Criado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 16h55 | Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 16h55 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 08h53 | Acessos: 612

O estande do IFB segue movimentado de atividades na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que acontece a 30 de julho, na Universidade de Brasília (UnB). Centenas de pessoas estão visitando e participando das oficinas ao longo da semana.

O estande está alocado na ala SBPC Jovem, onde mais de 20 projetos estão sendo apresentados à comunidade externa de forma gratuita, inclusive no formato de oficinas. O tema da SBPC este ano é “Ciência, Independência e Soberania Nacional”.

Nesta terça-feira (26), a programação contou com as seguintes atividades: Biologia molecular e tirar música "de ouvido" em uma abordagem STEAM; RPG one shot: desenvolvendo o sistema alquimias e revoluções; A resina epóxi como elemento de design em móveis e pequenos objetos de madeira; Oficina de estamparia botânica em produtos de vestuário.

A professora Juliana Rangel, do IFB Campus Taguatinga, falou um pouco sobre a oficina ofertada pelos alunos do curso superior de Design de Moda nesta tarde. “Nesta oficina de estamparia botânica, os participantes vão poder tingir e estampar de forma orgânica/vegetal, utilizando sementes, raiz, folhas, frutos, tudo isso aplicado em um chapéu feito de algodão cru que vai ser levado pelo participante ao final da atividade”, detalhou.

A estudante Luckiane Alves (20), que iniciou o curso superior de Design de Moda ainda na pandemia e de forma remota, está empolgada com a experiência de aulas e aprendizagem no formato presencial. “Em sala de aula, conseguimos mexer no maquinário, discutir ideias criativas, e nossa turma é muito unida. Aqui na SBPC, por exemplo, nós estamos tendo contato com o público, produzimos esses materiais que vão ser utilizados nas oficinas e por trás de tudo isso tem um trabalho de pesquisa, de estudo da cor, da estética, da funcionalidade, modelagem; então é uma experiência ótima e que estimula nossa criatividade”, disse.

Do mesmo projeto, mais duas oficinas de estamparia e tingimento serão ofertadas ao longo da semana em produtos como ecobags e carimbos/porta-notebooks. “São vários produtos naturais aplicados por meio de técnicas diferentes; então cada oficina é distinta da outra”, opinou a aluna.

Outra oficina que movimentou o estande do IFB esta tarde foi a de resina epóxi como elemento de design. O professor Frederico de Souza, do IFB Campus Samambaia, explicou a metodologia. “Vamos produzir aqui um marca-página para livro feito com resina epóxi, que o participante vai poder levar para casa como forma de lembrança”, resumiu o docente.

A resina epóxi é um material polimérico, que em contato com o ar possui viscosidade mediana e aspecto aquoso, porém, quando em contato com outra substância (catalisador ou endurecedor), se polimeriza/endurece, formando outro produto sólido e rígido. Na oficina, o participante pôde conhecer toda a técnica de preparação da resina epóxi e o catalisador, a preparação do corante, as cargas minerais e a aplicação propriamente dita para o acabamento de um objeto.

Além das atividades acadêmicas, alunos e docentes do IFB também montaram uma estrutura para produção de pipoca gourmet e distribuição gratuita para todo o público da SBPC.

Ao longo da semana, muitas outras atividades serão ministradas para o público que visita o evento. Confira abaixo a programação e agende uma visita.

PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS DO IFB NA SBPC JOVEM

9h - 12h30

13h30 - 18h

Segunda 25/07

Experiência Sensorial Mandioteca

Programação Básica com Arduíno para Iniciantes

A mágica por trás dos sensores

Oficina Criativa de Canva- A arte e design acessíveis

Terça 26/07

Biologia molecular e tirar música "de ouvido" em uma abordagem STEAM

A resina epóxi como elemento de design em móveis e pequenos objetos de madeira.

RPG one shot: desenvolvendo o sistema alquimias e revoluções

Oficina de estamparia botânica em produtos de vestuário

Pipoca Gourmet

Quarta 27/07