Com participação do IFB, grupo vai a São Paulo para roteirização do turismo gastronômico do Brasil
Os números impressionam: 12 milhões habitantes; 110 museus; 40 centros culturais; 80 bibliotecas; 280 salas de cinema; 160 teatros; 42 mil quartos em 410 hotéis; mais de 12,5 mil restaurantes de 52 tipos de cozinha somados à maior cidade japonesa, libanesa e italiana fora de seus países de origem. São Paulo (SP) é, de fato, única e está cada vez mais no protagonismo das publicações internacionais como um destino imperdível para se incluir nos roteiros de viagens.
Em 2002, a maior e mais populosa cidade do hemisfério sul ocupou o sétimo lugar como melhor destino gastronômico do mundo no ranking do prêmio Traveller’s Choice, do site de viagens Trip Advisor – ficando à frente de cidades como Nova York (Estados Unidos), Florença (Itália) e Lisboa (Portugal). Tomando como base a importância turística da cidade e o leque de temperos que ela oferece, o grupo técnico formado pelo MTur, Itamaraty, Sebrae, IFB e Embratur visitou cases de sucesso gastronômicos em uma ação de benchmarking construída para observar boas práticas do destino.
O material para roteirização turística com base nas cadeias produtivas da gastronomia local será transformado em conteúdo audiovisual de orientação com foco na preparação dos gestores, empreendedores e profissionais de turismo nacionais para consolidação do Brasil como destino internacional de turismo gastronômico.
Conheça e confira alguns cases de sucesso visitados pelo grupo:
Organicamente Rango: Orgânicos na periferia? Sim! O restaurante Organicamente Rango, que integra a Agência Popular Solano Trindade, é comandado pela cozinheira e líder comunitária Tia Nice. O lugar oferece um cardápio rico, nutritivo, orgânico e acessível para toda a comunidade local. A ideia, que começou como um banco comunitário em 2009, hoje é um misto de restaurante com armazém de produtos orgânicos, espaço cultural, brechó, rádio comunitária, coworking e o que mais a “quebrada” (como é popularmente conhecida a região) precisar. Thiago Vinícius, filho da Tia Nice, foi reconhecido, em 2021, como um dos 50 jovens que estão mudando o futuro da gastronomia e, ao lado da mãe e equipe, distribui diariamente 800 marmitas a famílias carentes da comunidade.
Mocotó Bar e Restaurante: O Mocotó é um restaurante de comida sertaneja localizado na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. Foi fundado em 1973 por “Seu” José, pai do chef Rodrigo Oliveira, que hoje comanda o restaurante e outras casas do grupo. O local promove uma sinergia entre a tradição e a inovação, feita, segundo o chef, com os olhos no mundo e os pés sempre firmados no sertão. Ocupa, atualmente, o 23º lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant, recebeu o selo de Bib Gourmand pelo Guia Michelin e o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards, em 2019. Além dos reconhecimentos, o lugar é o grande orgulho do bairro por vários motivos, mas o principal é o de ter moradores locais em seu quadro de funcionários e conseguir atrair clientes de diversos perfis econômicos.
Casa de Ieda: O lugar é um pequeno restaurante comandado pela chef Ieda de Matos e sua família. A chef, que é baiana, sempre estudou em escolas públicas e seu maior sonho era ter um diploma de nível superior (alcançado somente aos 42 anos e que a transformou na primeira de sua família a conquistar este objetivo). Além de realizar o sonho, ela tem o tempero reconhecido por valorizar sua identidade e cultura, trazendo para São Paulo o sabor e tradições da Chapada Diamantina, sua terra natal.
Futuro Refeitório: Comandado pelas irmãs Gabriela e Karina, o Futuro Refeitório é reflexo das memórias de infância de ambas, que desejavam um espaço que pudesse comportar confortavelmente quem quisesse desfrutar de um lugar para trabalhar, encontrar amigos e passar o dia na companhia de boa comida (desde o café da manhã até o jantar). Extremamente preocupadas com a sustentabilidade, as irmãs conseguiram somar em um antigo galpão de fundição de bronze um ar sofisticado, aconchegante e simples ao mesmo tempo.
Borgo Mooca: O Borgo Mooca é um lugar único em São Paulo. Original, acolhedor, agradável e de cozinha autoral, ousada, criativa e deliciosa. O menu muda semanalmente de acordo com os ingredientes disponíveis, ou seja, visitar o local é sempre uma novidade. O sobradinho onde fica o restaurante manteve intactos os ambientes da casa, dando ao visitante a possibilidade de camarões com inspiração japonesa na varanda, ostras com molho francês na cozinha ou gnocchi com pesto genovese ao ar livre, na lateral da casa. A base é a comida italiana, mas as influências vêm dos quatro cantos do mundo.
Aizomê: O Aizomê foi fundado em 2007 com o objetivo de mostrar a tradição culinária japonesa com refinamento, conforto e cuidado. Esta tradição não quer dizer apenas fidelidade na reprodução das receitas de pratos típicos, mas sim uma profunda compreensão da visão de mundo do povo japonês, tanto cultural, como histórica, religiosa e até mesmo espiritual. A chef Telma Shiraishi carrega em sua trajetória diversas realizações que tornam ainda mais evidente seu olhar, cuidado e sensibilidade em relação ao estudo, tradução e divulgação da culinária japonesa. Ela, inclusive, é a única mulher já contratada como chef no Consulado do Japão no Brasil e recebeu o título de Embaixadora da Gastronomia Japonesa pelo Governo do Japão. Além disso, em 2022 foi eleita Melhor Chef de Cozinha Japonesa, pela Prazeres da Mesa.
Casaría: Instalado em um antigo casarão, na movimentada esquina da Rua Haddock Lobo com a Alameda Franca, o Casaría surgiu com o objetivo de oferecer uma experiência gastronômica completa, a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço, na pausa para um café, no happy hour ou no jantar.
Rosewood: O primeiro hotel 6 estrelas da cidade, na verdade, pertence ao megacomplexo Cidade Matarazzo - novo empreendimento imobiliário com investimento avaliado em quase R$ 3 bilhões. Além do hotel, o complexo conta com lojas e restaurantes e o prestigiado bar Rabo di Galo.
A Casa do Porco: Comandado pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda, o restaurante A Casa do Porco, localizado no centro de São Paulo, acaba de ser reconhecido pela The World’s 50th Best Restaurants como o 7º melhor restaurante do mundo. Como o próprio nome revela, o restaurante se caracteriza, não só pela oferta em torno da carne de porco (do focinho ao rabo), mas por uma cozinha que revisita as tradições caipiras a partir de técnicas contemporâneas e ingredientes de origem controlada produzidos no próprio sítio da família Rueda. Além disso, é, entre os restaurantes que integram a lista dos melhores do mundo, o que tem o melhor custo-benefício no menu, buscando democratizar o acesso à gastronomia autoral e “estrelada”.
Abaru e Notiê: Um dos mais recentes e ousados projetos a ocupar o centro da cidade, no terraço do Shopping Light, traz o talento de Onildo Rocha. Pesquisador dos ingredientes brasileiros, Onildo, de forma sofisticada e repleta de técnica, traduz parte do Brasil em receitas que aproximam o comensal de sua vivência. No Notiê, são servidos menus-degustação com o conceito de investigar a fundo o rico bioma brasileiro e mostrar o que já é nosso, sem intimidar, apresentando o ingrediente nacional em sua melhor forma. No Abaru, o chef explora as possibilidades de um bar gastronômico, levando petiscos e pratos casuais com forte inspiração nordestina a outros níveis de criatividade e execução.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Redes Sociais