Agentes do Detran se formam em curso de Libras ministrado pelo IFB
Em mais uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública, o Instituto Federal de Brasília realiza, no dia 21 de setembro (quinta-feira), na sede do Detran em Brasília, a formatura de mais oito servidores do órgão, por meio de acordo de cooperação entre as entidades. Nas aulas, os agentes puderam se familiarizar com o uso da linguagem por sinais (Libras) e ter noções básicas de um atendimento inclusivo diante da diversidade de públicos que trabalham diariamente.
A iniciativa dessas parcerias é da Pró-Reitoria de Extensão do IFB. O trabalho desenvolvido com a Secretaria de Segurança Pública conta com um grupo de trabalho de profissionais do IFB e de servidores das cinco corporações de segurança do Distrito Federal. Um ponto importante é que um dos objetivos do curso de Libras do IFB envolve a prestação de serviço público à população, atuando, assim, em diferentes frentes de atendimento ao público. Neste caso, o principal foco foi a questão da inserção dessa linguagem no cotidiano dos profissionais que lidam diariamente com aspectos e serviços relacionados ao trânsito.
Para ministrar as aulas de Libras, a equipe do IFB é composta pelo professor Leandro Torres, docente surdo (IFB Campus Taguatinga), e pelos tradutores Juliete Neves (IFB Campus Ceilândia) e Gilcemar da Silva Borges Nunes (IFB Campus Ceilândia). A metodologia do curso de Libras do IFB envolve duas etapas: a primeira, o curso com noções de Libras, e a segunda, a elaboração do protocolo de Libras da atuação dos agentes de segurança pública.
Novos formandos em Libras
"Sou técnica em Atividades de Trânsito há 12 anos, e aprender Libras para mim foi algo muito gratificante. O pouco que sei fez com que eu enxergasse as pessoas de um modo bem diferente. A partir da limitação auditiva, passei a ter um olhar mais acolhedor diante do outro. Nesse sentido, sempre que posso pratico Libras e, quando tenho oportunidade, me aproximo para ver como esse público se comunica entre si. Valeu muito a pena essa formação e espero continuar me atualizando, porque a linguagem é muito vasta – cada sinal pode representar várias formas de se comunicar."
Glaucinéia Silva Moraes. Trabalha na Gerência de Trânsito, no Shopping Popular.
"É muito importante a comunicação nesse setor. Tinha uma pequena noção de libras, mas o curso do IFB me ensinou a história do mundo surdo-mudo e me deu mais segurança ao comunicar. O curso foi muito bom, pena que acabou, o professor Leandro fazia com que as aulas fossem dinâmicas. As aulas on-line também me deram mais conforto e agilidade em aprender. Agradeço mais uma vez a oportunidade e espero fazer parte do próximo curso."
Ramoni Barbosa da Silva. Trabalha no atendimento ao público do Detran de Sobradinho.
Parcerias com o IFB
Para conversar com o IFB sobre o curso de Libras nas demais instituições é necessário apenas agendar um encontro com a Reitoria do IFB, especificamente com a Diretoria de Programas e Articulação com a Sociedade, na Pró-Reitoria de Extensão. "Estamos abertos para conversar com outras instituições. Nossa equipe é muito responsável, e o trabalho parte desse primeiro contato para definir e analisar de que forma podemos atender outros órgãos da melhor forma possível", ressaltou Alessandra do Carmo Fonseca , diretora da área.
Fale com a Diretoria de Programas e Articulação com a Sociedade: alessandra.fonseca@ifb.edu.br ou dpas.prex@ifb.edu.br.
Resultados
Ao todo, já se formaram cerca de 58 profissionais das corporações militares, como Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. Também há parcerias firmadas no âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com formação em turmas para o atendimento à população da cidade.
Redes Sociais