Página inicial > Reitoria > Alunos do IFB prestigiam Bienal do livro e comemoram o aniversário da cidade com leitura

Criado: Segunda, 23 de Abril de 2012, 17h32 | Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2012, 17h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2965

Durante 10 dias, Brasília recebeu pela primeira vez a Bienal Brasil do Livro e Leitura, um grande acontecimento cultural, que reuniu lançamento de livros, exibição de filmes, seminários, shows musicais, apresentações culturais e outras diversas atrações. Entre os corredores da feira, carregados de prateleiras com livros de todos os gêneros, não era difícil encontrar olhares curiosos de estudantes, muitos deles vestindo a camiseta do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Praticamente em todos os dias da bienal houve grupos de estudantes da Instituição visitando a feira. Quase todos os nove campi do IFB proporcionaram aos seus alunos a oportunidade de passeio ao evento. Para o professor Cláudio Nascimento Silva, do Campus Gama, a visita fundamenta-se na concepção de educação que vai além do ambiente da escola. “A gente compreende que a educação não é só no ambiente da sala de aula, ela se faz também em atividades que acontecem em outros ambientes, como feiras, exposições, palestras, visitas técnicas ou qualquer evento de cunho cultural, científico ou filosófico”, ressalta.

Para os 45 estudantes do curso de licenciatura em Química do Campus Gama, que visitaram o evento, foram selecionadas atividades nas quais os alunos deveriam participar, para depois produzirem um relatório relacionando as atividades com os conteúdos abordados em sala de aula.

Planaltina

Os estudantes do curso técnico integrado em Agropecuária também prestigiaram o evento, que fez parte das comemorações do 52.º aniversário da capital brasileira. O aluno Brenner Yan da Costa Alves conta que a visita incentiva a prática de leitura. “É uma ótima oportunidade para nós, estudantes, pois nos traz novos conhecimentos, principalmente hoje em dia, que a leitura é fundamental na vida de todos”. Brenner ainda conta que, além de conhecimento cultural, essas visitas também têm uma função de diversão na vida do estudante. “Essas visitas ajudam também a diminuir o estresse e a pressão dos estudos”.

O professor Cláudio Castro, do Campus Planaltina, conta que a ideia da visita surgiu nas dificuldades de leitura e escrita encontradas nos estudantes da unidade. ”São experiências como essa que fazem com que os estudantes tenham contato com outras pessoas e outras realidades, fazendo surgir neles o interesse de busca pela leitura. A ideia é que eles sintam essa necessidade de conhecer outros 'mundos', além dos que eles têm em sala de aula”.

Todos os estudantes do Ensino Médio integrado do Campus Planaltina devem prestigiar a Bienal. Já ocorreram visitas na quinta e sexta-feira e está prevista para esta segunda-feira, 23 de abril, a participação do último grupo de estudantes.

Brasília

Os estudantes do curso técnico em Serviços Públicos do Campus Brasília também realizaram visita à Feira. Porém, além de conhecer o evento e as atrações, o grupo teve um objetivo diferente: entrar em contato com as ações de cultura promovidas pela gestão pública em Brasília. Na ocasião, os estudantes puderam observar a forma de organização da ação, como a articulação entre o setor público e privado.

Quem ainda não compareceu e tiver interesse de conhecer a 1.ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que é gratuita, deve se apressar, pois o evento encerra nesta segunda-feira. A estrutura está montada na Esplanada dos Ministérios. Para mais informações, acesse: www.bienalbrasildolivro.com.br.

Veja essas e mais fotos na página do facebook do IFB, clicando aqui.